De Poesia e Paisagem em Açaí, de Djavan

1461 palavras 6 páginas
Roberta Saraiva de Oliveira
Professora Luciana Marino do Nascimento
Disciplina: Teoria Literária II
Faculdade de Letras De Poesia e Paisagem em Açaí, de Djavan

I - Introdução: A poesia, arte da linguagem, geralmente associada à versificação visando a exprimir ou a sugerir algo por meio das combinações verbais em que o ritmo, a harmonia e a imagem possuam tanta importância quanto o seu conteúdo.
É com o alargamento da noção dos gêneros literários e dos estudos de Teoria Literária, foi possível incluirmos no rótulo “poesia”, as letras de música da MPB.
Dessa forma, pretende-se neste texto fazer uma leitura da música “Açaí”, de Djavan.

* Djavan ( Djavan Caetano Viana), nascido em família pobre em 27/01/1949 em Maceió (Alagoas), poderia ter virado raiz, mas a música mudou seu destino e de uma flor-de-lis brotou uma carreira cuja floração já perdura por mais de 25 primaveras. Por sua originalidade e polinização de suas canções, a única coisa que se pode prever a cada novo trabalho de Djavan é sua versatilidade de tons. As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia-a-dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. As músicas amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada. Djavan combina tradicionais ritmos sul-americanos com música popular dos Estados Unidos, Europa e África. Entre seus sucessos musicais destacam-se "Seduzir", "Flor de Lis", "Lilás", "Pétala", "Se…", "Nem um Dia", "Eu te Devoro","Açaí", "Segredo", "A Ilha", "Faltando um Pedaço", "Oceano", "Esquinas", "Samurai", "Boa Noite" e "Acelerou".

Fonte: Link: (http://www.vagalume.com.br e http://pt.wikipedia.org/)

II - Poesia do fruto da palmeira amazônica:

A música Açaí, de Djavan, lançada em 1982, tem como mote inicial o

Relacionados

  • A música capixaba como ferramenta pedagógica no processo de (re)conhecimento da identidade
    13694 palavras | 55 páginas
  • Letras de Musica MPB
    217309 palavras | 870 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas