dasesdasd

5751 palavras 24 páginas
Conceitos básicos para a compreensão do trabalho
O que é a atividade física?
Atividade física e desporto são conceitos diferentes embora parecidos: o primeiro é mais abrangente que o segundo. O conceito de desporto já implica regras, jogo, competição, mesmo que seja só de lazer ou recreação. Com exceção daqueles desportos em que não se pratica atividade física, como o xadrez, o bridge, etc., pode-se dizer que todos os desportos implicam atividade física, mas nem toda a atividade física implica a prática de desporto.
O que é o Desporto?
Desporto é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
O que é a saúde?
A saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar as suas aspirações, satisfazer as suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatómica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional.
O que é a aptidão física?
A aptidão física é a capacidade de realizar as atividades quotidianas com serenidade e menor esforço.
Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance desportiva.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão profundamente relacionadas com a saúde e à qualidade de vida das pessoas sendo a flexibilidade, a resistência, aeróbia, a força e composição corporal.
E a segunda refere-se à

Relacionados