Darwinismo

Páginas: 3 (739 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Darwinismo

O Darwinismo defende que as espécies existentes na Terra evoluíram a partir de formas ancestrais mais simples, através do principal (não o único, como vários cientistas mal informadosassumem) processo que originou a grande variabilidade existente entre as actuais espécies: a selecção natural.
Decidimos dividir o paradigma evolutivo de Darwin em cinco teorias, podendo certamenteoutros preferir uma divisão diferente. Requer então, as seguintes condições:
. Evolução → o mundo não é imutável nem foi criado recentemente, bem pelo contrário. O seu «nascimento» data deaproximadamente 4,6 biliões de anos atrás, estando desde então em constante evolução.
. Gradualismo → a mudança evolutiva ocorre através da mudança gradual das populações, evoluindo muito lentamente durantemilhões de anos e não por mudanças repentinas como se afirmava antes.
. Multiplicação das Espécies → todas as espécies, sem excepção, são caracterizadas por um factor de multiplicação, isto é,dividem-se em espécies-filhas.
. Descendência Comum → todos os seres-vivos descendem de um antecessor comum.
. Seleção Natural → características favoráveis a um certo meio ambiente que são hereditáriastornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, tornando-se menos comuns as características desfavoráveis ao mesmo meio ambiente
Influências do DarwinismoDurante a formulação da sua teoria, Charles Darwin teve como influências certos aspectos usualmente não referidos, tal como a Teoria de Charles Lyell, a Viagem do Beagle (Ilhas das Galápagos) e aTeoria de Thomas Malthus.
Teoria de Charles Lyell

Charles Lyell foi uma das personalidades que mais influenciou Darwin, pois este geólogo admitiu que:
. As leis são constantes no espaço e notempo;
. Se deve explicar o passado a partir de dados do presente;
. Na história da Terra decorreram evoluções geológicas lentas e graduais.
Ilha das Galápagos

Por volta de Setembro de 1835,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Darwinismo
  • Darwinismo
  • Darwinismo
  • Darwinismo
  • Darwinismo
  • darwinismo
  • Darwinismo
  • darwinismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!