DARCYY

881 palavras 4 páginas
 1. Darcy Ribeiro
 2. Darcy Ribeiro nasceu em Minas (1922), no centro do Brasil. Formou-se em Antropologia em São Paulo (1946) e dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia. Neste período fundou o Museu do Índio e criou o Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena. Nos anos seguintes (1955) dedicou-se à educação primária e superior. Criou a Universidade de Brasília e foi Ministro da Educação. Mais tarde foi Ministro-Chefe da Casa Civil e coordenava a implantação das reformas estruturais, quando sucedeu o golpe militar de 64, que o lançou no exílio.
 3. Notabilizou-se fundamentalmente por trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação , sociologia e antropologia tendo sido, ao lado do amigo a quem admirava Anísio Teixeira , um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília , elaborada no início dos anos sessenta, ficando também na história desta instituição por ter sido seu primeiro reitor. Também foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense .
 4. Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), Darcy Ribeiro criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal - dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por Anísio. Muito antes dos políticos de direita incorporarem o discurso referente à importância da Educação para o desenvolvimento brasileiro, Darcy e Brizola já divulgavam estas ideias.
 5. Darcy abraçou ideais e posições da Nova Escola, ao ponto de fazerem parte intrínseca de sua visão. Isso o tornaria o último expoente do movimento, refletindo-se sobre muitas faces na concepção dos Cieps, na Universidade Estadual do norte Fluminense e na segunda Lei

Relacionados