Darcy Ribeiro

Páginas: 12 (2900 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução
Darcy Ribeiro foi um intelectual, educador, escritor, antropólogo, atuou na política e como é retratado no documentário “Darcy- um brasileiro” era um homem de causas.
Darcy foi um grande personagem brasileiro, que lutava pela educação como uma questão política, defendia a causa dos índios, lutava pela reforma agrária, buscava uma reforma nas universidades, o socialismo e aliberdade. Também colaborou com a criação de instituições importantes, lutando pelo desenvolvimento do país acima de tudo como um apaixonado pelo Brasil.
No período da ditadura, ao ser exilado, sua atuação também se estendeu a outros países da América Latina, atuando, por exemplo, como professor universitário na Venezuela. Esteve também no Peru, onde implantou em Lima, o Centro de Estudosda Participação Popular. Passou pela Argentina e Colômbia dando palestras, cursos e outras atividades. Em 1971, foi para o Chile, a convite do presidente Salvador Allende, e assumiu o cargo de professor pesquisador do Instituto de Estudos Internacionais da Universidade do Chile, em Santiago.
Escolher Darcy Ribeiro como personagem de uma trajetória social não é algo surpreendente, pois elepossuía um carisma incrível e demonstrava em suas declarações pitorescas e bem-humoradas, um desejo pulsante de ver o Brasil se desenvolver. Assim, cativava os que estavam ao seu redor e os que o assistiam, ao reconhecer a potencialidade do país em se tornar uma grande nação e ao imprimir essa esperança no povo brasileiro. No dia de seu falecimento, 17 de fevereiro de 1997, aos 74 anos, eu completavaexatos 2 anos e 2 dias, não podendo por razões óbvias acompanhar contemporaneamente sua trajetória. Mas ao assistir o documentário retratando sua história em sala de aula, ver vídeos e declarações de Darcy e ao perguntar a pessoas próximas sobre o mesmo, desenvolvi um forte interesse em conhecer mais esse “homem de causas”, como ele mesmo se denominava. A seguir, uma tentativa de narrar atrajetória de um grande brasileiro, que se comovia com as causas dos que estavam à margem da sociedade e lutou durante toda a sua vida por um Brasil mais justo.


“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.”
Darcy Ribeiro








Infância
Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, no município de Montes Claros, Mina Geral. Era filho dofarmacêutico Reginaldo Ribeiro dos Santos e da professora Josefina Augusta da Silveira. Perdeu o pai muito cedo, aos dois anos de idade, e foi criado pela mãe.
Por volta dos 13 anos de idade, ele se aproxima da família Ribeiro e se encanta com seu tio, Plínio Ribeiro, que posteriormente foi até deputado federal do Rio de Janeiro. Nessa época, a mulher não tinha seus direitos reconhecidos e afamília paterna, que era uma família influente e política, praticamente tomou todo o patrimônio que era dele por herança, e só na idade de cursar a faculdade, esses bens foram liberados para sua mãe, para financiar a ida de seus filhos para Belo Horizonte, ao chegar nessa fase. Seu tio, Plínio, que era médico, tinha uma grande biblioteca, e Darcy começa a se apaixonar pela leitura, forjando assimo grande intelectual que ele seria.



Juventude
Em 1939, foi para Belo Horizonte, para estudar medicina. Ele lia muito e preferia assistir às aulas de filosofia e sociologia, do que as próprias do seu curso, acabando por ser reprovado duas vezes na Faculdade de Medicina. A partir disso ele decide ir para São Paulo estudar antropologia e forma-se em 1946, pela Escola de Sociologia ePolítica de São Paulo.
Darcy foi comunista na juventude, e por isso sempre se sentiu compromissado com o destino de qualquer homem no planeta.
“Sempre fui, em toda a minha vida adulta, um cidadão ciente de mim mesmo como um ser dotado de direitos e investido de deveres. Sobretudo o dever de intervir nesse mundo para melhorá-lo.” Darcy Ribeiro.






Antropologia

Um de seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quem Foi Darcy Ribeiro
  • Darcy Ribeiro
  • Darcy Ribeiro
  • Darcy Ribeiro
  • Darcy Ribeiro
  • Darcy Ribeiro
  • Darcy ribeiro
  • Darcy ribeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!