Dani

Páginas: 19 (4557 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
Surrealismo
Um Cão Andaluz


Resumo:
O presente artigo busca entender como se deu o início do surrealismo no âmbito cinematográfico através de obras consideradas como marcos desse movimento. Analisaremos uma obra considerada autenticamente surrealista, o filme “Um Cão Andaluz” de Luiz Buñuel de 1929 representa o vislumbrar de um novo conceito de cinema e mais do que isso, de um novoconceito e luz sobre a arte em geral. Constam apenas alguns minutos para se contar (ou desestruturar) a história de um casal, através de uma visão onírica, por vezes cruel, profundamente psicanalítica, mas, sobretudo, vanguardista da sétima arte. Por ultimo será feita uma análise entre o filme e o surrealismo até as técnicas utilizadas no desenvolvimento do filme.
Palavras - chave: Surrealismo; O CãoAndaluz; Luiz Buñuel.

Introdução
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas, como consta no Primeiro Manifesto Surrealista, elaborado por André Breton, em 1924, no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifestalivremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico.
Tomando como ponto de referência a obra Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel, considerado o filme que melhor expressa o surrealismo, o texto faz um levantamento da forma e da linguagem das quais o surrealismo se reveste no cinema. O filme é uma crítica a sociedade normatizada, massificada e dominada por seus própriospadrões. É como um delírio comum, um devaneio por vezes assombroso, mas que leva a interpretação individual. Leva desde a sua incômoda cena inicial – quando o olho de uma mulher é submetido ao corte de uma navalha – e transita entre suas diversas divagações – a cena da mulher atropelada, o passeio na praia, o estranho ciclista caído na calçada, entre outros.
Surrealismo Francês-1920
Surrealismo foi ummovimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
O surrealismo procurou superar os limites impostos à imaginação pela tradição lógica do pensamento burguês e pelas concepções artísticasvigentes desde o Renascentismo. Durante alguns anos o movimento evoluiu no meio de sucessivos e contraditórios "manifestos" e tendeu para a desagregação, como consequência de um espírito anárquico, que levou os seus membros a se denunciarem mutuamente como transgressores dos propósitos que julgavam comuns. Apesar desta circunstância, o surrealismo teve uma importância decisiva na nossa época, poiscriou uma nova concepção do mundo e do homem, e também uma revolucionária teoria do processo artístico.
Assim, o mundo viu surgir novos métodos de se fazer, pensar e produzir arte. Temos agora uma nova onda de movimentos artísticos justificados pela inquietude da época. Esses, que apesar de se desenvolverem no mesmo período, acabaram por se tornar heterogêneos. Entre eles podemos citar oImpressionismo, Expressionismo, Dadaísmo, Cubismo, Futurismo e o nosso objeto de estudo aqui, o Surrealismo.

“O Surrealismo baseia seus princípios na crença que existe uma realidade superior, a qual chega por associações de coisas aparentemente desconexas ou, então, pelos chamados processos oníricos, ou seja, da decifração dos significados enigmáticos que se elaboram nos sonhos.”(CAÑIZAL,2007,p.143)Esse conceito transforma o Surrealismo, em comparação com os outros movimentos da época, em o que mais persistia em se entregar ao trabalho de libertar-se dos padrões que as diversas camadas sociais, principalmente a elite, impuseram ao longo dos tempos no cenário artístico.

Contexto histórico:

-Anos 20 na França, período pós-l Guerra Mundial;
-Surgimento dos regimes totalitários;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dani
  • dani
  • dani
  • dani
  • Dani
  • dani
  • DANI
  • Dani

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!