dani fichamento mtc

1377 palavras 6 páginas
AGES
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DANIELLE MARQUES RIBEIRO

A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE

Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico no 1º período, sob a orientação do prof. Allan Ulisses.

Paripiranga
Março de 2015

HALL, Stuart. A IDENTIDADE CULTURAL DA PÓS-MODERNIDADE. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A; 2005.97p.

RESUMO:
O escritor e pesquisador Stuart Hall de naturalidade jamaicana, sem duvida nenhuma é um dos melhores especialistas que abordam o tema cultura e identidade. Além dessa obra em questão, é autor de inúmeros livros que versam sobre o mesmo tema. O surpreendente de Hall é que a sua linha de pesquisa e método percebida diante das leituras nos deixa pistas de como se aprofundar sobre determinado assunto. Essas características grande parte dos escritores não adotam deixando assim uma aparente desvalorização do texto. O objetivo do texto é “explorar” diferentes olhares no que tange a identidade cultural na modernidade tardia e diante disso “avaliar” a crise de identidade. Aprofundar as afirmações que a identidade moderna se encontra fragmentada e suas consequências é um grande debate em todos os capítulos. Todas as expressões são importantes, mas durante toda a leitura se percebe que o destaque é: identidade, mudanças, deslocamentos, fragmentadas, crise e muito debate de conceitos baseado em variados autores, especialistas no assunto.

CAPÍTULO 1: A IDENTIDADE EM QUESTÃO

“O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que não são unificadas ao redor de um 'eu' coerente. Dentro de nós há identidades contraditórias, empurrando em diferentes direções, de tal modo que nossas identificações estão sendo continuamente deslocadas” (HALL, 2005, p.13).

“O próprio processo de identificação, através do qual nos projetamos em nossas identidades culturais,

Relacionados