Dist rbios de Energia El trica Distor es Harm nicas

1286 palavras 6 páginas
Distúrbios de Energia Elétrica - Distorções Harmônicas

Luiz Carlos Reisdorfer Klein luizcrk@gmail.com Paulo Henrique Oliveira Henz paulohenriquehenz@gmail.com Resumo - Deve-se levar em consideração que a energia elétrica passou a ser tratada como um bem de consumo indispensável para o perfeito andamento da nossa sociedade. Os conceitos que regem a qualidade de energia elétrica devem estar subordinados aos princípios que regem por uma energia limpa e de qualidade, a fim de atender a malha consumidora da melhor forma possível, sem a presença de surtos, distúrbios e harmônicas que de certa forma reflete diretamente na rede causando perdas e distorções no sistema elétrico, impossibilitando-o de operar nas condições ideais.

QUALIDADE DE ENERGIA
O termo Qualidade de Energia Elétrica (QEE) vem sendo utilizado para expressar as mais variadas características da energia elétrica. Ao definirmos QEE, medidas incluem certas peculiaridades na continuidade de suprimento e de conformidade com certos parâmetros considerados aceitáveis para uma operação segura, tanto do sistema de distribuição quanto a malha consumidora (cargas elétricas). Dentre os inúmeros parâmetros a serem levados em consideração, os distúrbios harmônicos apresentam uma preocupação a parte para um melhor aproveitamento energético.
Considerando as constantes mudanças que ocorrem nos sistemas de distribuição de energia elétrica, devido ao avanço da eletrônica de potência e cargas não lineares instaladas na rede elétrica, vemos uma real necessidade de um estudo para diagnosticar como e quanto essas alterações interferem nos equipamentos instalados nas malhas de distribuição, tendo em vista que não possuímos as condições ideais de operação de um sistema elétrico.

I. HARMÔNICOS

O subsistema de geração possui forma de onda senoidal. Cargas tradicionais (resistivas) conectadas a fonte de tensão senoidal drenam corrente senoidal, quando a forma de onda da corrente reflete a forma de onda da tensão aplicada, não

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas