Dan as Folcl ricas SEMINARIO

2710 palavras 11 páginas


O que é?
É a ciência considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.Deve seu nome ao arqueólogo inglês William John
Thoms.
O folclore é encontrado na literatura sob a forma de poemas, lendas, contos, provérbios e canções, assim como nos costumes tradicionais como danças, jogos, crendices e supertições. 

Verifica-se também sua existência nas artes e nas mais diversas manifestações da atividade humana.



A princípio, a ciência folclórica abrangia somente o que hoje se denomina “literatura oral”. Logo após incorporou-se a música, elemento indispensável na poesia popular, e admitiu-se depois a dança.



Aos poucos essa nova ciência foi vencendo inúmeras dificuldades até conseguir a autonomia tão desejada pelos seus cultores, tornando-se, segundo Renato de Almeida, “ a mais atrativa e séria das ciências”.
Gradativamente ela se espalhou pelo mundo e todos os povos cultos dedicaram-lhe especial carinho não somente no folclore nacional, como também ao de outros povos.







Os historiadores viram no folclore um capítulo particular na história, pois ele explica vários fatos não registrados, servindo para apurar o grau de adiantamento dos povos primitivos. A geografia também está de mãos dadas com o folclore, pois os fatores físicos, climáticos e lingüísticos muito influem na formação do fato folclórico.

Artesanatos, culinária e vestimentas dependem diretamente dos fatores geográficos da região.



A psicologia não prescinde do conhecimento folclórico para melhor interpretação do comportamento humano e também presta inestimáveis serviços à ciência do povo, interpretando vários fenômenos mitológicos e lendários.



As religiões recorrem ao folclore para melhor incutir aos seus adeptos a necessidade da fé em Deus e do bom comportamento na vida presente.



A pedagogia tem como adjetivo principal o de fazer com que a criança siga o ritmo espiritual de seu povo e alcance uma compreensão melhor da comunidade em que vive.


Relacionados