dadaij aushuah eaads

684 palavras 3 páginas
Relatório Parcial 1 – Campo, Potencial e Diferença de Potencial,

A eletrostática é o estudo das cargas em um corpo (átomo). O átomo possui prótons e elétrons que correspondem respectivamente sua carga positiva e negativa. Contudo, existem algumas propriedades a serem apresentas. O átomo é composto por camadas, onde sua ultima chama-se camada de valência. A camada de valência possui diferentes números de elétrons, onde as que possuem menos elétrons perdem elétrons da sua ultima camada para completarem as camadas dos átomos com que possuem maiores numero de elétrons na ultima camada e denomina-se a esse estado de possuir mais ou menos elétrons de carga elétrica.
O átomo ganha e perde elétrons através de ligações iônicas, covalente ou por dopagem. E podemos assim dizer que na ligação iônica perda e o ganho de elétrons ocorrem pelo fato de um átomo possui em sua ultima camada uma quantidade pequena de elétrons enquanto outro com maior quantidade os recebem. Na ligação covalente não há perdas ou ganhos, mas sim um compartilhamento formando assim um composto com mais de um átomo. A dopagem é um método usado na eletrônica para aumentar na condutividade ou na resistividade, ou seja, facilitar ou dificultar a passagem de corrente elétrica. Dentro das propriedades podemos apresentar também atração e repulsão de cargas, onde cargas iguais se repelem e cargas iguais se atraem.
Normalmente um corpo encontra-se na natureza não eletrizado ou podemos assim chamar em repouso ou também podemos dizer que ele é neutro. De fato esses estados são um e apenas possuem nomes diferentes. Nesse caso as cargas estão em equilíbrio, mas ao gerar atrito nesse corpo podemos verificar que a quantidade de protons e eletrons se alteram. Através da seguinte experiência podemos demostrar isso: Pegamos um canudo que a princípio estava neutro (com o mesmo número de prótons e elétrons) e uma folha de papel. Em seguida atritamos os dois materiais um contra o outro. Quando atritamos o canudo

Relacionados