Da essência Kafikiana

9812 palavras 40 páginas
Psicologia USP
Print version ISSN 0103-6564
Psicol. USP vol.13 no.2 São Paulo 2002 doi: 10.1590/S0103-65642002000200009
A FAMÍLIA DE KAFKA OU DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NO INTERIOR DE UM ORGANISMO ANIMAL Enrique Mandelbaum1
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Belinda Mandelbaum2
Instituto de Psicologia - USP

A partir de duas cartas de Kafka à sua irmã, aqui traduzidas, tecem-se comentários a respeito da concepção de família que tinha o escritor, que via nesta uma fonte originária de violência. Situa-se a origem desta concepção na própria experiência de vida familiar de Kafka e em suas reflexões a partir da literatura.
Descritores: Kafka, Franz. Família. Educação.

No outono de 1921, Kafka envia duas cartas para a sua irmã Elli Herrmann, nas quais, dentre outros assuntos, aborda a questão da educação dos filhos. Quando Max Brod copiou os trechos acima expostos a partir das cartas que estavam em posse da irmã de Kafka, ele omitiu passagens que considerou menos importantes. Após a 2ª. guerra mundial, Brod quis restaurar as cartas por inteiro, mas descobriu que os originais haviam desaparecido. Tudo o que nos restou são essas incríveis passagens, fragmentos de um todo maior que, ao serem retirados por Brod das cartas de que eram partes constitutivas, tiveram o mérito de sobreviver à destruição nazista, que consumiu milhões de homens e seus objetos pessoais.
A idéia de que se deva extrair os filhos de seu núcleo familiar para promover a sua educação não é nova e tampouco é o essencial do que Kafka insinua nesses fragmentos. Montaigne, no final do séc. XVI, no capítulo XXVI do Primeiro Livro de seus Ensaios, Da Educação das Crianças, já assinalava que "quem quiser fazer do menino um homem" deve levar em consideração que "a presença dos pais é nociva à autoridade do preceptor, a qual deve ser soberana" (p. 83).
A família sempre foi o lugar privilegiado para o acolhimento das crianças em seus primeiros dias e anos de

Relacionados