DA ABORDAGEM ESTRUTURAL AO GERATIVISMO CHOMSKYANO

4494 palavras 18 páginas
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DA ABORDAGEM ESTRUTURAL
AO GERATIVISMO CHOMSKYANO
Sílvio Ribeiro da Silva11 shivonda@gmail.com A linguagem está presente em tudo aquilo que fazemos. É ela que permite as relações entre as pessoas. Aquilo que aprendemos e transmitimos aos outros só é feito porque usamos a linguagem para tal. Sem ela seria impossível a convivência humana e as relações sociais.
O linguista Hjelmslev afirma ser a linguagem inseparável do
Homem. Ela está com ele em todos os seus atos e é o instrumento graças ao qual ele modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos; o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana.
Desde o início do século XX, o estudo da linguagem ganhou terreno e foi mais difundido a partir das ideias veiculadas pelos estruturalistas, liderados pelo suíço Ferdinand de Saussure12. A palavra estruturalismo remete a algumas das correntes da Linguística moderna que vieram à tona após a publicação do Curso de Linguística Geral (CLG), em 1916. As correntes iniciadas a partir de então surgiram entre duas grandes ramificações de estudos: a Escola de Genebra de Saussure, na Europa, e a Escola Mecanicista de Leonard Bloomfield, nos Estados Unidos.
Ambas levavam em consideração a questão de que as línguas naturais devem ser tratadas como entidades autônomas. O trabalho estrutural feito pelos europeus e pelos americanos levava em consideração apenas a noção de estrutura. Tanto uma corrente quanto a
Mestre em Linguística. Doutor em Linguística Aplicada. Professor Adjunto I na Universidade
Federal de Goiás/Campus Jataí. E-mail: shivonda@gmail.com
11

As palavras estrutura, estrutural e estruturalismo vêm sendo muito usadas e difundidas por estudiosos dos fenômenos da linguagem. Conforme Benveniste (1995), a palavra estrutura não é a essencial para qualificar a Linguística, mas o adjetivo estrutural. Rapidamente estrutural gerou

Relacionados