Custeio ABC

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013
Problemas enfrentados na gestão de P&D:
Uma das características inerentes a projetos de P&D é o grau de incerteza com relação a seus resultados, o que leva a um maior risco nos projetos. Projetos de P&D são investimentos que se caracterizam pelo risco e pela longa maturação. Apenas após este processo de maturação é que a decisão sobre a aplicação industrial será feita, e novos riscos de cunhocomercial e econômico serão encontrados. Ainda, projetos de pesquisa estão originalmente baseados em uma estrutura acadêmica, composta por doutores e pós doutores, seja em institutos de pesquisa ou em universidades. Uma das principais incoerências encontradas é que a estrutura acadêmica é disciplinar, com um alto grau de especialização, enquanto que o desenvolvimento tecnológico tem característicamultidisciplinar com foco na aplicação do produto ou serviço desenvolvido para o mercado. A multidisciplinaridade (ou diversidade de especialidades profissionais necessárias para a realização dos projetos), o número de pessoas envolvidas, as instalações físicas necessárias, a diversidade e o volume de informações a serem processadas e rastreadas; a real duração do projeto e o número de parceirosenvolvidos para o desenvolvimento e a conclusão do projeto são fatores que denotam a complexidade desses projetos e apontam para a necessidade de um assíduo acompanhamento e controle das atividades.
Sabe-se que a obtenção de recursos junto aos órgãos de fomento à pesquisa está ligada à produção científica que é atualmente medida pelo número e qualidade de artigos gerados pelo pesquisador em suaárea. Dessa forma, resultados de pesquisa que poderiam ser protegidos, patenteados e posteriormente negociados são prematuramente publicados, como forma de aumentar a captação de recursos para os projetos de pesquisa e desenvolvimento. Ainda, frequentemente são firmadas parcerias informais entre pesquisadores e grupos de pesquisa. Estas parcerias, na perspectiva da produção científica, ou do produtodeste tipo de projeto, podem representar um grande problema, uma vez que se as regras sobre os direitos da produção de tecnologia não forem previamente formalizadas, a troca de conhecimento científico na academia não agregará valor algum à instituição.
Vale lembrar que dependendo da cultura acadêmica no qual o projeto está inserido, muitas vezes considerando o projeto como do pesquisador e não dainstituição de pesquisa, a ausência de registro provoca perda de informações consideradas essenciais, acarreta um retrabalho e prejuízos com este trabalho que deve ser novamente iniciado, e algumas vezes, o refinanciamento da mesma atividade. Assim, os recursos que poderiam ser direcionados a uma inovação da produção científica já realizada serão perdidos. Destas tensões enfrentadas surgem muitosimpactos negativos que geralmente refletem nos processos de gestão de projetos de P&D.

Um Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) não é muito diferente dos outros projetos no que se refere à sua gestão. É temporário, o que significa dizer que tem um início e um fim bem definidos. É um meio para se introduzirmudanças. Envolve pesquisadores, analistas e outros colaboradores com diferenteshabilidades trabalhando juntospara introduzir uma mudança com impacto externo. É único, ou seja, uma unidade de pesquisa pode realizar projetos similares, porém, cada projeto reúne fatores e características que o tornam singular.
Por fim, todo projeto de P&Dtem um grau de incerteza que poderá trazer ameaças ou oportunidades que devem ser gerenciadas. Na edição de março/2011, a revista científicado PMI, Project Management Journal, publicou um paper sobre Projetos em P&D, com foco na indústria farmacêutica, mas que serve para os demais setores.
Conforme o artigo, a area de P&D é organizada por meio de PDPs simultâneos (Product Development Projects). Significa uma especial atenção em manter um nível adequado de portfolio de projetos em diferentes estágios de desenvolvimento. Nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio abc
  • Custeio ABC
  • ABC custeio
  • CUSTEIO ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio abc
  • Custeio ABC
  • Custeio abc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!