Curso T Cnico Em Eletromec Nica Concluido

460 palavras 2 páginas
CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

MAURICIO BARATTO

ENSAIO A VAZIO E
ENSAIO EM CURTO CIRCUITO

JOSIELI HONORATO OSOVSKI

JARAGUÁ DO SUL
2015

I. Ensaio curso circuito
Neste ensaio, os terminais do secundário são curto-circuitados, e no primário é aplicado uma tensão alternada, de modo que a corrente não ultrapasse seu valor nominal. Como a impedância de magnetização possui um valor muito superior aos valores das duas impedâncias em série, a corrente de excitação é muito pequena, podendo ser desprezada. Utilizar o lado de alta tensão como primário implica em medidas mais confiáveis, pois um pequeno valor de tensão aplicado ao primário é o suficiente para que a corrente atinja valor nominal.
Ensaio em curto-circuito O ensaio do transformador com o secundário em curto circuito tem por objetivos:
1. Determinação da resistência representativa das perdas no cobre.
2. Determinação do valor da reatância de dispersão do transformador.
Como o valor da tensão no primário é muito pequeno ocorre perdas no cobre, a intensidade do campo no núcleo magnético será também muito baixo, pelo que as perdas no ferro poderão ser desprezadas. Por outro lado, como o secundário está em curto-circuito, a tensão será nula, assim como o valor da potência fornecida pelo secundário ao exterior. Desta forma, a potência absorvida pelo primário do transformador, as perdas por efeito Joule no enrolamento do primário e do secundário, perdas no cobre.
Este ensaio é feito com os terminais no secundário em curto circuito, simulando uma carga máxima.
Neste tipo de ensaio, por conveniência, o lado de alta tensão é tomado usualmente como sendo o primário, ou seja, o ensaio foi realizado no lado de alta tensão do transformador.

II. Ensaio a vazio:
Este é feito com o secundário em aberto, não ligado a nada, por isso o nome a vazio. Então liga-se no primário a sua tensão nominal. Podemos então deduzir que o transformador esta realmente a vazio, pois não há carga conectada no

Relacionados