curriculo escolar

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
currículo









TEORIA E PLANEJAMENTO CURRICULAR
QUESTÕES E RESPOSTAS











ARAÇATUBA
2014
Questões capítulo 3
 
1. Segundo o texto, de uma forma didática, um currículo e seus elementos devem responder às seguintes perguntas.
a) O quê? Para quê? Com quem? Onde? Como educar? A favor de quem se educa? 
2. Uma criança de três anos que frequenta uma escola deEducação Infantil está sempre muito calada e raramente conta algo que aconteceu em casa ou mesmo na escola. Escreva um texto apontando como o professor deve agir para auxiliá-la a desenvolver sua oralidade, narrar um acontecimento ou criar histórias de faz de conta. Que tipo de interação ele deve estabelecer com essa criança? Que elementos mediadores poderão utilizar para isso?
Resposta: Asrepresentações se estruturam na criança por meio de uma relação medida pelo outro. A linguagem permite a comunicação, mas é também uma ferramenta de organização do pensamento.
O desenvolvimento da linguagem permite uma comunicação que podem ser verbais (escrita e oral) e as não verbais (gesto, desenho, brincadeira de construção de faz-de conta) têm grande importância no desenvolvimento do pensamento e naformação da própria subjetividade da pessoa. As linguagens integram um sistema de representação do real, do qual a criança se apropria e passa a elaborá- lo por meio de diversas atividades simbólicas, nas quais tudo está interligado, como o gesto, o desenho a brincadeira e a escrita.
Questões do capítulo 4
1.Diferentemente do Referencial, que se constitui apenas em um documento orientador dotrabalho pedagógico, as diretrizes têm caráter mandatório para todos os sistemas municipais e/ou estaduais de educação. A resolução que instituiu essas diretrizes foi precedida por um parecer que trata de várias questões relativas à qualidade (Parecer CNE/CEB n. 22/98, de 17de dezembro de 1998). Na relação adulto-criança, por exemplo, o parecer indica a seguinte proporção.
Resposta: a) 1 professorpara 6 a 8 bebês de 0 a 2 anos; 1 professor para 15
crianças de 3 anos e 1 professor para 20 crianças de 4 a 5 anos. 
2. Tomando como base a leitura do texto e suas experiências de vida, discuta sobre:
a) as ideias de seus conhecidos e de alguns profissionais a respeito do currículo escolar;
Resposta: A organização curricular expressa uma determinada visão da infância e define o seu lugar nomundo. E lembrando que todos precisam de uma rotina e regras para uma melhor convivência com o próximo.
b) os diversos mitos, histórias e narrativas – que você certamente já ouviu – que buscam justificar a predominância ou escolha de um determinado conteúdo.
Resposta: A educação infantil define o brincar ao lado do educar e do cuidar, considerando que nas brincadeiras, as crianças transformam osconhecimentos que já possuem anteriormente em conceitos gerais com os quais brincam. Tais diretrizes estabelecem exigências quanto as orientações curriculares e elaboração dos projetos político pedagógicos institucionais.


Questões do capítulo 5
1. Segundo o texto, a produção de projetos interdisciplinares pelas crianças pode ser considerada uma estratégia pedagógica: riquíssima de integraçãode diferentes conteúdos disciplinares, propiciadora de uma construção de conhecimento em rede. As diferentes interseções da criança com o conhecimento se darão de acordo com a busca coletiva de informações em torno de um tema centralizador e de interesse do grupo. Dentro dessa perspectiva, a construção do conhecimento deve estar vinculada a:
 Resposta: a) projetos que tenham como tema gerador ouaglutinador acontecimentos sociais que as crianças vivenciam no momento, ou eventos culturais que estejam previstos na programação da escola, ou que sejam decididos e planejados pelas crianças e/ou pelos professores e professoras;

2. O texto aponta dois grandes eixos a serem considerados: a brincadeira como atividade cultural que deve ser incorporada ao currículo da Educação Infantil; o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • curriculo escolar
  • Currículo Escolar
  • curriculo escolar
  • o curriculo escolar
  • Curriculo Escolar
  • curriculo escolar
  • CURRICULO ESCOLAR
  • Curriculo escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!