curativos

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
Hidrogel- Os hidrogéis tem uma enorme capacidade de absorver mais fluido sem aumento significante no volume. São semitransparentes e estão disponíveis nas formas de placas ou gel. A apresentação em forma de gel tem uma variedade muito grande na sua viscosidade, dependendo do fabricante e podem estar adicionados com outros ingredientes, como colágeno, absorventes, alginato, iodo e peptídeos.Esses curativos reduzem muito a dor, com sensação de refrescância devido a sua elevada umidade, o que evita a desidratação das terminações nervosas. Esse ambiente úmido auxilia na autólise incrementando a remoção de tecidos desvitalizados e em feridas com granulação, propicia o meio ideal para a reparação tecidual.
Indicação: feridas secas ou feridas com baixo nível de exsudato e devem ser evitadosem feridas com muito exsudato, ulceras dolorosas, feridas com perda parcial ou profunda, feridas com tecido necrótico, áreas doadoras de pele, queimaduras de primeiro e segundo grau.
Vantagens: retém umidade, remoção de debristraumatica, melhora a dor.
Desvantagens: Hiper- hidratação, o hidrogel em placa pode ser escorregadio durante o uso e difícil de ser mantido no lugar e também podemacerar as margens ou a pele circunjacente a ferida. O gel amorfo pode macerar os bordos da ferida e por isso deve recobrir apenas a superfície da ferida e não preenchê-la.
Troca: Maximo três dias

Sulfato de neomicina
Infecção bacteriana provocada por estafilococos ou outros microorganismos susceptíveis à neomicina.
Indicação: feridas traumáticas ou cirúrgicas. Também é indicada para o tratamentode infecções da pele causadas por microrganismos sensíveis ao antibiótico como: eczemas infectados, piodermites, furúnculos, abcessos e úlceras cutâneas.


Colágeno
Indicação: Feridas refratárias.
Vantagens: Altamente absorventes.Atraem macrófagos e fibroblastos à ferida.
Desvantagens: Termolábeis e podem desnaturar. Alergia a colágeno bovino
.Acredita-se que a adição do colágeno no leitoda ferida acelera a repitalização por promover migração celular. A maioria dentres os curativos de colágeno absorve o exsudato da ferida para formar um gel macio, biodegradável, na superfície da ferida, que ajuda a mantê-la hidratada. Deve ser utilizado em feridas não infectadas, pouco ou moderadamente exsudativas, as quais devem ser recobertas por um curativo secundário absorvente.Sulfadiazina de prata
Indicações: Prevenção de colonização e tratamento de queimaduras.

Descrição: 
É um composto solúvel e com ação adstringente derivado de sais de prata com propriedades anti-séptica local e ação antimicrobiana.Prata: confere características bactericidas imediatas e bacteriostáticas residuais, provoca precipitação protéica e age diretamente na membrana citoplasmática bacteriana.Mecanismo de ação: 

O ion prata causa precipitação de proteínas e age diretamente na parede celular e membrana citoplasmática da cálula bacteriana, exercendo ação bactericida imediata e ação bacteriostática residual pela liberação de pequenas quantidades de prata iônica. 

 O curativo também pode ser feito de forma aberta facilitando a observação do curativo de forma constante, masa oclusiva tem, segundo RAGONHA AC, como vantagem diminuir a perda de calor e fluidos por evaporação pela superfície da ferida, além de auxiliar no desbridamento dessa e absorção do exsudato presente, sobretudo na fase inflamatória da cicatrização.
 

Troca: A cada 12 horas.




ALLEVYN
Adesivo de baixa alergenicidade que adere bem à pele integra, não adere na ferida e tem baixo risco comprovadode irritação.
Indicação
ALLEVYN™ADHESIVE é indicado para o tratamento de feridas superficiais, com perda parcial ou total de tecido, exsudativas, granulando, como as úlceras venosas, úlceras por pressão, pé diabético, feridas malignas, feridas cirúrgicas, queimaduras de primeiro e segundo graus, áreas doadoras e feridas fúngicas.
Vantagens: Altamente Absorvente

Estudos in-vitro e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • curativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!