cultuta br

334 palavras 2 páginas
1 vídeo – Antropologia e cultura
A ciência antropológica é o estudo das culturas, do ser humano por completo com o intuito de compreender sua existência de forma global, analisando o homem de forma biológica, pensante, produtor de culturas e participante da sociedade.
A antropologia é dividida em 5 campos:
Biológica
Pré histórica
Linguística
Piscicológica
Cultural
O Homem racional tem a capacidade de aprender constantemente, seja pela linguagem verbal ou não verbal, permitindo desta forma, a tolerância e respeito com as diversas culturas.
Etapas da pesquisa:
Etnografia – descrição detalhada de uma cultura
Etnologia – Primeiras sínteses da percepção com os dados da Etnografia
Antropologia – Estudo completo sobre o homem e sua cultura em todo o processo.
Nós construímos a sociedade que queremos e a relação com o outro. É preciso abrir a mente e novas formas de olhar para as diversas culturas, aprendendo a respeitar e absorvendo conhecimentos com diferentes povos e seus hábitos.

Evolucionismo, relativismo e funcionalismo da antropologia
Charles Darwin – Analogia com a teoria da evolução Biológica
Evolucionista – Todos passam pelos mesmos estágios da evolução. Faziam uso de sociedade humana e cultura humana, sempre utilizando esses termos no singular, pois não compreendiam as diferenças culturais.
O método comparativo, comparava sociedades entre si por meio de alguns custumes, aspectos isolados de uma cultura. Criava preconceitos pois os costumes não eram inseridos no contexto mais amplo.

Sucessão unilinear
Consiste em um esquema hipotético da progressão que demarca a evolução da sociedade.
Franz Boas desenvolveu na prática a pesquisa antropológica. Trabalha a noção da comparação, pois cada cultura tem sua essência é distinta e única.
Relativismo cultural – não se deve efetuar uma comparação com outra cultura pois desprezaria o conhecimento das características de cada um.
Etnocentrismo – desenvolvimento de práticas etnocêntricas que podem

Relacionados

  • estudante
    7706 palavras | 31 páginas
  • TCC Suco em pó Brassuk
    133092 palavras | 533 páginas
  • Gilmar mendes
    304386 palavras | 1218 páginas