Grupos Sociais

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Grupos sociais:
─ Família
É uma instituição presente em todas as sociedades, entretanto as formas que ela reveste e as funções que ela preenche são extremamente variáveis no tempo e até em uma mesma época de uma sociedade para outra, portanto, a família é um fenômeno cultural e social, sendo assim, é semelhante a um organismo que vive em constantes transformações e adaptando–se ao meio. Hoje afamília no século XXI já não se adapta aquela família de um século há trás.
─ Igreja/Católica
No século XIX as igrejas, tinham um poder supremo de impor e ditar os comportamentos em que os indivíduos deveriam seguir. Caso fossem descumpridos os seus mandamentos, a igreja o punia, de maneira rígida mediante a sociedade, melhor dizendo, a igreja contestava o caráter daquele indivíduo. Porém hojeno século XXI pode notar-se que houve muitas modificações neste grupo social, um deles foi por o ‘fim’ nos ditos mandamentos que existiam no século XIX, entretanto alguns ainda permaneceram. Como exemplo, tem a Igreja católica na qual não permite a diversidade das famílias, é contra os casamentos homoafetivos, pois argumenta dizendo que o “homem nasceu pra mulher e vice e versa”, mostrando um deseus pensamentos que ainda continua vivo até hoje na mente daqueles que possuíram desta educação, através de seus pais, avós, ou até mesmo dentro da própria igreja. Se mostrando também contra o divórcio, pois ele faz nascer assim às famílias monoparentais. Todavia hoje, a igreja está se modernizando cada vez mais, as missas e os cultos, são dados de uma maneira mais distraídos, novos projetos deapoio aos jovens foram criados, como os encontros que acontecem semanalmente para ajudar aquele jovem a seguir uma vida melhor, ou seja, essas são mudanças nas quais há dois séculos não existiam. A igreja antigamente era somente uma das maneiras de manter em equilíbrio a sociedade.

Comportamentos mais comuns observados. Esses comportamentos passaram por mudanças?
─Família
Os comportamentosmais comuns vistos foram às uniões de famílias em eventos especiais, ou momentos de tristezas, por mais que elas estejam totalmente em desequilíbrio de valores. Sim, houveram mudanças nesses comportamentos, a família está em total colapso, por conta da perda de valores, exemplificando, um filho não pede “bênçãos” por vontade própria e sim obrigações, e a reação dos pais também. Podendo ser visto,uma falta de respeito, que se denomina uma perda de valores.
─ Igreja/Católica
Tendo como base a Igreja Católica, pode notar-se de variáveis mudanças, porém o seu comportamento mais comum foi à conservação dos valores humanos, ou seja, a igreja mesmo que passe por todas essas modificações com o decorrer do tempo ela preserva esse valor do indivíduo.
Entretanto esse comportamento visto como omais comum da Igreja não passou por modificações, por ser um valor conservador que a igreja preserva. Porém houve alguns comportamentos analisados, que são os de grandes movimentos que a igreja promove como exemplo, o círio de Nazaré na região do Pará, as igrejas começam a se lotar e a cidade sede também, ou seja, a capital espera mais de um milhão e meio de fiéis todo o mês de outubro, porém somentenesse período de grandes movimentos, que esses comportamentos passam por modificações gritantes, como mais encontros entre os organizadores, mais eventos religiosos e festividades em prol da nossa senhora de Nazaré, reunindo famílias, jovens e idosos, por vários motivos, e um deles é a preparação para esse evento de fé, crescendo o número de fiéis nas igrejas.

Duas mudanças significativas paracada grupo social:
─Família
A Sociedade moderna faz com que os indivíduos fiquem cada vez mais preocupados com a sua sobrevivência e atribuíssem no seu dia a dia os seus direitos de ir e vir, assim como também substituir o matrimônio tradicional por uniões conjugais afetivas e estáveis ou não. O indivíduo hoje não se restringe somente as leis religiosas, ele pode recorrer à justiça e buscar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • grupos sociais
  • Grupos sociais
  • Grupos sociais
  • grupos sociais
  • Grupos sociais
  • Grupos sociais
  • os grupos sociais
  • grupos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!