Cultura na aceção antropologica

1834 palavras 8 páginas
Neste e-fólio irá tentar definir-se Cultura na acepção antropológica, contemplando as vertentes cultura, alteridade e relativismo cultural.

O que é cultura?
Definição do Dicionário Priberam:« Cultura: substantivo feminino1. Acto, arte, modo de cultivar. 2. Lavoura. 3. Conjunto das operações necessárias para que a terra produza. 4. Vegetal cultivado.5. Meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais 6. [Figurado] [Figurado] Aplicação do espírito a (determinado estudo ou trabalho intelectual). 7. Instrução, saber, estudo.8. Apuro; perfeição; cuidado»
E o que é a cultura na acepção antropológica?
Cultura é certamente um termo polissémico. Pode significar coisas diversificadas, conceitos unificados ou plurais, pode ter um significado popular, outro sociológico, outro antropológico, enfim ter um sem número de significados.
Uma certeza advém desta indefinição do termo cultura na acepção antropológica: é que não existe um conceito explicativo definido universalmente, apesar das múltiplas tentativas de o encontrar.
O todo que constitui a cultura pode ter um significado em França, outro no Mali por exemplo, e serem ambos válidos. Brilhantes pensadores já dissecaram a questão e muito se escreveu nunca se obtendo o consenso na sua definição, tal a dificuldade de operacionalizar o conceito.
Para obter um conceito holístico devem conciliar-se as múltiplas definições parcelares existentes que se complementariam.
A cultura é assim tudo aquilo que aprendemos através da enculturação e da socialização, que não é inato, nem é genético. É aprendida, é simbólica -linguagem, emoções e pensamento simbólico - que é característica unicamente humana, não é uniforme (tem múltiplas variações), é estrutural (funciona como um todo com alguma harmonia), é dinâmica (passível de mudança). Quais as suas funções? Auxilia na sobrevivência e subsistência motivando os membros a colaborar no bem comum e na continuidade e unidade biológicas pela reprodução, integra os

Relacionados

  • 1 Frequ Ncia TMC F
    1448 palavras | 6 páginas
  • bode expiatorio
    4424 palavras | 18 páginas
  • DissertFinal
    39793 palavras | 160 páginas
  • Introdução ao direito
    66552 palavras | 267 páginas