cultura da orrganizaà à o tanure

2313 palavras 10 páginas
Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP
Relações Internacionais – 3º semestre
Teoria das Organizações
Laiza Franciele da Silva Teles
Fichamento: O Estilo Brasileiro de Administrar. TANURE, B. B. de; PRATES, M. A. S. Capítulos 1 e 2.

Capítulo 1 – Conceitos Básicos
1.1 – Estilo e Cultura
Administração – natureza humana. Para transformá-la necessário imprimir um estilo (modificação de algo de forma seletiva e padronizada) que produza uma representação característica e diferenciada das demais.
“O estilo brasileiro de administrar é único e original”.
Anos 50 e 60 – universalidade da aplicação eficiente de conceitos de administração nas empresas, independente de seu ambiente nacional.
“Operações multinacionais e multiculturais explicitou de forma inequívoca a importância do caráter e da identidade nacionais, à medida que o econômico não conseguia sobrepujar o social e o cultural”. 13
Tendência – reconhecimento da identidade das nações.
“Assim, em um mundo economicamente internacionalizado é fundamental para a sobrevivência das sociedades reconhecer sua identidade cultural para manterem relações interdependentes produtivas, que se fazem de forma expressiva através das empresas de cada pais”.
Empresa – unidade econômica e sociocultural.
“As empresas, qualquer que seja a escala, refletem invariavelmente as características, os estados, estágios, conjunturas e a estrutura da sociedade”. (Guerreiro Ramos) 14
1.2 – Sociedade e Cultura
“A cultura é o resultado da invenção social e é transmitida a apreendida somente através da interação, do processo de comunicação e do aprendizado”. 15
Lado dinâmica da cultura – ela é resultado de uma estrutura de significados socialmente estabelecida dando-lhe a possibilidade de mudança ao longo dos tempos.
“Os costumes estão referenciados a um conjunto de valores e crenças aceitos pela sociedade [...]. E estes valores e crenças podem ser influenciados por novos movimentos culturais, econômicos, sociais e políticos”.
“Os

Relacionados