Cultura Afro

Páginas: 4 (766 palavras) Publicado: 11 de março de 2015
Texto: Educação das Relações Étnico-Raciais

Nossa constituição afirma que somos um país, onde independente de cor ou raça, somos iguais, mas os fatos nos relatam que a realidade não é essa.
Umpaís, onde existem pessoas treinadas para tratar diversidades, onde os negros tem cotas para cursar uma faculdade e outras coisa mais, onde a constituição trata dos direitos humanos, onde existem váriosmovimentos em busca de uma socialização melhor. Será que somos de fato um país sem preconceito racial?
O movimento negro através de sua luta pela igualdade, conseguiu um grande avanço na história, ainclusão do estudo de história e cultura afro nas escolas públicas e particulares, com esse avanço, ações como matérias didáticas e apoio financeiro, ajudaram no estudo da cultura Afro brasileira eafricana.
Mas para esse ensino ser de fato bem executado, é necessário, os professores se aprimorarem em estudo sobre esse assunto e utilizarem os materiais didáticos que engloba toda a história dessapopulação, para que seus alunos possam de fato aprender e por em prática a luta contra esse preconceito social.












Texto: Educação Indígena

Temos registro de educação escolar indígena,desde a chegada dos jesuítas, para colonizar os índios, onde sua base principal era, não valorizar sua cultura e identidade indigna.
Em meados do ano 1970, surge o movimento indígena, pela lutacontra essa forma de esquecimento da sua cultura e a ocupação de suas terras de origens.
Com o surgimento da constituição de 1988, é criado uma política de estudos sobre a cultura dos povos indígena, aquestão da educação, seus preceitos e suas formas de sobrevivência, fazendo relação com o conjunto já existentes no Brasil.
O movimento indígena, ainda busca aliados que possam lutar juntos, poressa conquista, e expandir esse movimento, para que o índio tenha sua história mantida viva.
















Texto: Projeto Português para a Colonização Africana no Brasil

Com o tratado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura afro
  • cultura afro
  • Cultura Afro
  • Cultura afro
  • cultura afro
  • cultura afro
  • Cultura Afro
  • cultura afro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!