Cuidar e educar na Educação Infantil

Páginas: 10 (2488 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014




Centro Universitário UNA
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas
Curso de Pedagogia

Professor (a): Danielle Carvalhar
Alunas[1]: Adriele Temponi
Berenice Barbosa Guimarães
Elaine Cristina Fraga
Fabiana Rosa Correia
Juliana Nunes da Silva
Lidiane Felix Pereira
Marcia Candida da Silva
Veruska Rodrigues Gomes Cardoso


Tema: Cuidar e Educar na Educação InfantilProblema:
Como o binômio cuidar e educar são entendidos e praticados pelos trabalhadores da Educação Infantil de uma escola privada em Belo Horizonte?

Objetivo Geral:
Analisar como o binômio cuidar e educar são entendidos e praticados pelos trabalhadores da Educação Infantil de uma escola privada em Belo Horizonte.

Objetivos Específicos:
Identificar qual é a concepção de cuidar eeducar dos trabalhadores da escola de Educação Infantil.

Investigar qual é a prática do cuidar e educar dos trabalhadores entrevistados.

Compreender como o binômio cuidar e educar se apresenta na proposta política pedagógica da instituição investigada.


Justificativa
A escolha do tema se deu a partir observação realizada por pessoas do grupo que trabalham em escolas de Educação Infantilatuando como auxiliares de classe e cuidadoras. Com isso, o grupo abriu um debate sobre o princípio cuidar e educar, analisando as práticas dos diferentes trabalhadores, que tem como responsabilidade auxiliar no desenvolvimento integral da criança. No entanto, percebemos uma fragmentação do principio, surgindo assim dúvidas da concepção de cuida e educar. Diante do conflito, percebeu–se aimportância de se investigar o tema, a fim de compreender como essas questões aparecem no trabalho docente do educador infantil.

Ao realizarmos um levantamento bibliográfico sobre o tema percebermos que diversos autores discutem a dicotomia entre cuidar e educar, a importância de se trabalhar o cuidar/educar de forma indissociável e formação dos gestores e pedagogos para realizar esta tarefa com êxito.Entretanto, nesse estudo, desejamos concentrar nossas reflexões sobre a concepção de todos colaboradores que estão envolvidos no trabalho com a criança na escola de Educação Infantil, o que contribuirá para as lacunas sobre o tema nas publicações acadêmicas.

Para o grupo torna-se relevante à discussão uma vez que, como futuras pedagogas, devemos compreender a concepção dos gestores,cuidadores e professores na educação infantil, bem como entendermos o cuidar e o educar em todas as formas de trabalho dentro de uma instituição escolar. Dessa forma, a pesquisa apresenta sua relevância social ao permitir que essa temática seja aprofundada em nossa formação, além de permitir a reflexão sobre essas questões na escola investigada.



Referencial teórico

A Educação Infantil surgiu apartir das necessidades sociais, principalmente para as crianças de mães e pais de baixa renda que trabalhavam em busca de melhoria do lar. Com objetivo assistencial de cuidados físicos (saúde e alimentação) desenvolveu-se a educação das crianças pequenas frente à época de desenvolvimento industrial. Segundo Flores e Tomazzetti (2012), no final da década de 80 a educação da criança deixa de sersomente assistencialista para também ser considerada em seus aspectos educativos. Para as autoras,

a Constituição Federal de 1988 reconheceu a educação de crianças de zero a seis anos, anteriormente tida como assistencial, como direito do cidadão e dever do Estado e incluiu a creche no capítulo da Educação, ressaltando seu caráter educativo, e não mais estritamente assistencial. (FLORES;TOMAZZETTI. 2012,p.10)

Com a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1998), fica declarado que é obrigação do Estado prover e garantir o acesso e permanência da criança a escola, e na próxima década é repensado uma nova concepção de educação infantil. Segundo Kuhlmamn Jr.(2005, p.192), “na década de 1990, aparecem formulações sobre a educação infantil que passam a enfatizar a inseparabilidade dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuidar e educar na educação infantil
  • O cuidar e o educar na educação infantil
  • O cuidar e o educar na educação infantil
  • O cuidar e educar na educação Infantil
  • Cuidar e educar na educação infantil
  • EDUCAR E CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O cuidar e o educar na educação infantil
  • Cuidar e educar na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!