Cromoblastomicose

Páginas: 8 (1947 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Análises Clínicas

Aluno:



CROMOBLASTOMICOSE

1. Que estrutura, observada na lesão, é definidora de um caso de cromomicose? Como você define a cromoblastomicose? que outros nomes esta doença fúngica apresenta?

A cromoblastomicose é uma infecção localizada crônica da pele e tecido subcutâneopreferencialmente envolvendo membros inferiores e caracterizada por lesões verrucosas, ulceradas ou não. Em muitos casos, as lesões são unilaterais e são causadas por fungos dematiáceos.
Pode apresenta outras denominações como: Lesões verrucosas com ulceração e pontos negros hemopurulentos – as lesões são polimórficas principalmente nos membros inferiores; lesões crostasas com pontos escuros, lesõesescamativas verrucosas e lesões ulceradas

2. O que é um corpo fumagóide e quais são os seus sinônimos?

Corpos fumagóides são aglomerado de células globosas de parede celular espessa, 5 -12 µm, marrom clara, com septos transversais e longitudinais. Podem ser conhecidos como corpos escleróticos, ou células muriformes.

3. Quais são os principais agentes etiológicos da cromoblastomicose (citepelo menos três)?

Fungos demáceos sapróbios: Fonsecaea pedrosoi, Phialophora verrucosa, Fonsecaea compacta, Cladosporium carrioni e Rhinocladiella aquaspersa

4. A cromoblastomicose é causada por fungos demácios, mas não é considerada uma feohifomicose. Por quê? Que são feohifomicoses e quais tipos de micoses podem estar a ela relacionadas?

As duas doenças são causadas por fungosmelanizados, porém os agentes, na feohifomicose apresentam-se nos tecidos, em vida parasitária, como células leveduriformes ou elementos vesiculares, pseudo-hifas, hifas septadas, catenulares ou torulóides e não em células muriformes como em cromoblastomicose. Outra diferença importante da doença é a coloração da parede celular dos elementos fúngicos que variam em intensidade, dependendo da quantidade demelanina na parede celular.

5. Existem fatores de risco associados à ocorrência de cromoblastomicose? Quais são?

Sim, essa micose é favorecida principalmente pelas atividades agrícolas que acabam gerando micro e macrolesões na superfície da pele. Por esse fator essa micose é de caráter endêmico prevalece basicamente dentre a população rural de zonas de climas tropicais e subtropicais,acometendo geralmente os membros inferiores de maneira unilateral.

6. Quais sítios anatômicos são mais frequentemente afetados na cromoblastomicose e que manifestações clínicas são observadas na cromoblastomicose?

Observa-se inicialmente no local de implantação dos agentes da CBM, a presença de lesão(ões) papular(es) de superfície ritematosa e descamativa, podendo gradativamente aumentar de tamanho.Em seguida, um notável polimorfismo clínico é geralmente observado, tendo como tipos básicos de lesão os aspectos: nodular, verrucosa, em placa (infiltrativa ou eritematosa), tumoral e cicatricial. Trata-se de uma infecção limitada à epiderme e ao tecido subcutâneo. A disseminação ocorre por contigüidade, podendo também ser presenciada nos vasos linfáticos superficiais. Os locais maisfrequentemente acometidos são as extremidades dos membros inferiores, seguido dos membros superiores, região glútea, tronco e face. Nessa região, são descritas lesões de localizações incomuns como nuca, pirâmide nasal e pavilhão auricular.

7. Como se faz o diagnóstico laboratorial da cromoblastomicose? O que é observado no exame micológico direto e quais são as características coloniais (macro emicromorfológicas) dos seus principais agentes etiológicos (cite pelo menos três gêneros)?

Com relação, às patologias não infecciosas, as neoplasias são os principais diagnósticos diferenciais de CBM, além da sarcoidose e da psoríase. Todavia, entre as enfermidades infecciosas, cabe destacar no campo da microbiologia e parasitologia humanas: as verrugas e os papilomas virais, a tuberculose cutânea e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!