Cromatografia
Ano lectivo 2014/2015
Curso Profissional T.A.L
Análises Químicas
Trabalho Realizado por:
Ana Ferreira nº1
Soraia Meseiro nº25
Vanessa nº27
Introdução
Este trabalho tem como objetivo aprofundar a cromatografia e conhecer as diversas técnicas cromatografia, tal como, a cromatografia em camada fina, Cromatografia gás-liquido, cromatografia líquida e a cromatografia em coluna. Vamos dar a conhecer um pouco da história da cromatografia.
História
Foi o botânico Russo Mikhail Semenovich Tswett quem inventou a primeira técnica cromatográfica em 1900 durante as suas pesquisas sobre a clorofila. Ele usou uma colina de absorção líquida contendo carbonato de cálcio para separar os pigmentos. O método foi descrito a 30 de dezembro de 1901 o congresso de médicos e naturalistas em São Pentersburg. A primeira publicação foi feita em 1903. Ele usou pela primeira vez o termo cromatografia em uma publicação em 1906 no jornal de botânica alemão. Em 1907 demonstrou a sua cromatografia á sociedade alemã.
Cromatografia
A cromatografia é um processo de análise qualitativa, que permite a separação dos constituintes de uma mistura devido à sua distribuição por fases, uma estacionária (fixa) e outra móvel.
Esta técnica relativamente recente, é hoje muito utilizada, pois aplica-se mesmo quando as substancias a separar se encontram em pequenas quantidades e apresentam propriedades semelhantes. Tem ainda a vantagem de ser rápida podendo ser utilizada quer em misturas coradas quer em incolores.
Teoria da cromatografia
Cromatografia é uma técnica de separação de misturas e identificação dos seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos componentes entre a fase móvel e a fase estacionária.
A interacção dos componentes da mistura específicos