CROMATOGRAFIA: OS DIFERENTES TIPOS E SUAS APLICABILIDADES

Páginas: 8 (1766 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA – UFRB
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP
CAMPUS DE AMARGOSA
CFP 387/ QUÍMICA INORGANICA I



CROMATOGRAFIA: OS DIFERENTES TIPOS E SUAS APLICABILIDADES



JOSEANE GOMES DE JESUS




PROFESSOR DR. JORGE FERNANDO




AMARGOSA - BAHIA
AGOSTO – 2013
O perfume de uma lavanda (flor) é um perfume único, é desde antes de cristoos perfumistas sonhavam em reproduzir aquela maravilhosa fragrância, contudo o odor de uma flor não é apenas um composto e sim uma mistura de diversos compostos. Esse sonho perdurou por muitos e muitos anos, varias técnicas foram usadas na tentativa de extraí-lo, porém o perfume exato da flor só foi conseguido no inicio do século XX quando o botânico russo Tsvet encontrou uma maneira de separaros vários compostos que continha em uma flor, nomeado essa técnica de cromatografia.
Atualmente a cromatografia é uma das varias técnicas de separação de misturas que existe, entretanto ela é uma das técnicas mais sensíveis. A técnica cromatográfica é muito usada para determinar a pureza do composto, identificar componentes em uma mistura comparando-os com padrões; acompanhar o curso de umareação pelo aparecimento dos produtos e desaparecimento dos reagentes, isolarem componentes puros de uma mistura e alem disso quase sempre tem o custo muito baixo.
A técnica cromatográfica ocorre pela passagem de uma mistura através de uma fase estacionária (fixa) e outra móvel. Porém existem vários tipos de cromatografia que são:
Cromatografia Planar
Na cromatografia planar, também chamada decamada fina, onde a fase estacionária é suportada sobre uma placa plana ou nos poros de um papel. Nesse caso, a fase móvel desloca-se através da fase estacionária, sólida e adsorvente, por ação da capilaridade ou sob a influência da gravidade. Essa técnica ainda pode ser dividida em dois métodos a cromatografia em papel (CP) e a cromatografia em camada delgada (CCD).
Cromatografia em papel (CP)Esta técnica é assim chamada porque utiliza para a separação e identificação das substâncias ou componentes da mistura a migração diferencial sobre a superfície de um papel de filtro de qualidade especial (fase estacionária). A fase móvel pode ser um solvente puro ou uma mistura de solventes.
Cromatografia em camada delgada (CCD)
Esta técnica muito semelhante à cromatografia em papel, entretantosubstitui sé o papel por uma placa, geralmente de vidro, onde é espalhada uma fina camada de absorvente (ex: sílica em pó).

Tanto a CP como a CCD são geralmente aplicadas em:
Toxicologia
Análise de corantes
Determinação de metais
Separar substâncias muito polares, como açúcares e aminoácidos.
Na analise de drogas vegetais.


Cromatografia em coluna
.Consiste em uma coluna devidro, metal ou plástico, preenchida com um adsorvente adequado. O adsorvente pode ser colocado na coluna diretamente (seco) ou suspendido em um solvente adequado (geralmente o próprio eluente a ser usado no processo de separação).Os principais adsorventes normalmente utilizados são a sílica gel, a alumina, o carbonato de cálcio, o óxido de magnésio, o carvão ativado, a sacarose e o amido, entreoutros. Essa técnica ainda pode ser dividida em três métodos a cromatografia gasosa (CG), cromatografia supercrítica (CS) e a cromatografia liquida (CL).

Cromatografia gasosa (CG)
É um instrumento essencial para a caracterização de compostos covalentes de massa molecular moderada. Utiliza como a fase móvel um gás de arraste. Os gases hélio e hidrogênio são os mais utilizados, por apresentaremboa condutividade térmica, propriedade exigida pelo detector, e por apresentarem baixa densidade que resultam em alta velocidade de escoamento, reduzindo assim o tempo necessário para a sua separação. As colunas utilizadas nesse método são classificadas em colunas rechiadas (analíticas) e capilares. As colunas recheadas são em geralmente feitas de aço inoxidável ou de vidro optando por colunas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aplicabilidade na cromatografia
  • Tipos de cromatografia
  • APLICABILIDADE DE CROMATOGRAFIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
  • Aplicabilidade da cromatografia na medicina de forense
  • Aplicabilidade da cromatografia phmetro no laboratorio clinico
  • APLICABILIDADE DA CROMATOGRAFIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS
  • TIPOS DE CRM E SUA APLICABILIDADE
  • APLICABILIDADE DA CROMATOGRAFIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!