Crise Hidrica Hortifrut

2881 palavras 12 páginas
Crise hídrica em SP afeta empregos no setor de hortifruti
Produção de hortaliças é o segmento que mais emprega por hectare no Estado, mas já registra demissões
POR SUSANA BERBERT I EDIÇÃO: VINICIUS GALERA DE ARRUDA

A falta de água dos últimos meses gera desemprego na produção de hortifruti do Estado de São Paulo. O presidente da Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo (Aphortesp), Ricardo Lopes, afirma que a associação é responsável por gerar 6 mil empregos e que esse número está sendo afetado pela crise. “A seca já causou demissões para 4 entre os 12 associados da Aphortesp, que contam com 630 produtores parceiros. As demissões afetaram cerca de 48% do quadro total de empregos diretos e indiretos”, conta Lopes. Renato Abdo, agrônomo eu que gerencia o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, diz que com a incerteza sobre disponibilidade de água a tendência é de que os agricultores diminuam a área plantada, o que também acarreta em demissões. “É um efeito dominó”, afirma.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em março do ano passado, a agricultura gerou mais 1.350 novos postos de trabalho no Estado. O ramo dedicado à produção de hortaliças é o que mais se destaca. Enquanto na cana-de-açúcar se gera de 0,5 a 1,0 empregos por hectares, por exemplo, o cultivo de hortaliças é responsável por empregar de três a seis pessoas.
Além de diminuir o quadro dos trabalhadores, a seca prejudica a produção. “Hoje a maior dificuldade no hortifruti é a questão da crise hídrica. Ela teve impacto na produtividade de folhosas no estado de São Paulo, 50% dos associados da Aphortesp tiveram em média 30% em quebra de produção e 33% em redução de área plantada devido à falta de água”, informou o presidente da Aphortesp Ricardo Lopes.
Para Ricardo Lopes, há pouco incentivo para que pequenos produtores invistam em tecnologia do campo, o que auxiliaria na economia hídrica e melhora na produção. Lopes afirma ser urgente a

Relacionados