Crise financeira de 2008

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
A crise financeira de 2008
O final da década de 2000 foi marcado pela maior crise da história do capitalismo desde 1929. Suas origens remetem ao colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário norte-americano que, potencializado pelas inovações financeiras e pela expansão do crédito bancário, desencadearam uma crise financeira que afetou a economia mundial como um todo. Pode-se dizer que acrise foi detonada com a falência do banco de investimento Lehman Brothers em setembro de 2008, o chamado “setembro negro” para os mercados financeiros. A queda do Lehman Brothers ocorreu quando o Federal Reserve negou socorro à instituição, o que afetou profundamente a confiança dos mercados de que a autoridade monetária iria socorrer as demais instituições financeiras afetadas pelo estouro dabolha.
O pânico produzido pela omissão do FED entre as instituições financeiras foi tal que houve uma súbita preferência pela liquidez nos mercados, o que, por conseguinte, levou a um processo minskiano no qual a venda de ativos financeiros em larga escala causou uma forte e repentina deflação no preço dos ativos. Paralelamente, a queda nos preços de ativos fez com que fosse contraído o créditobancário para transações comerciais e industriais levando, ainda, a uma queda na produção industrial e no comércio internacional ao redor do globo.
A reação dos governos dos países desenvolvidos se deu por meio de políticas fiscal e monetária expansionistas. O FED reduziu a 0% a taxa de juros no curto prazo e aumentou em cerca de 300% seu balanço no intuito de dar liquidez para os mercadosfinanceiros norte-americanos. Medidas similares forma conduzidas pelo Banco Central Europeu e pelo Banco do Japão. Para estimular a demanda agregada, o governo americano aprovou ainda uma expansão fiscal de cerca de US$ 800 bilhões. Na Zona do Euro os governos foram autorizados a elevar os déficits fiscais além dos impostos pelo Tratado de Maastricht.
Políticas similares foram adotadas nos países emdesenvolvimento. Na China, por exemplo, o governo aumentou o investimento público em mais de US$ 500 bilhões (principalmente em infraestrutura) com objetivo de manter a taxa de crescimento econômico em níveis altos. No caso brasileiro, a expansão fiscal se deu em 2008 a partir do aumento do investimento público, da redução de impostos e aumento do salário mínimo. A política monetária veio somente em2009, com a redução da taxa de juros após o colapso da produção industrial, o que fez com que o PIB declinasse 0,7% no período.
Embora tenha havido uma forte queda da produção industrial e o do produto tanto em países desenvolvidos quanto nas economias emergentes, os efeitos da crise foram relativamente brandos comparados aos resultados verificados em 1930. Já no fim de 2009 a economia americanacomeça a apresentar sinais de recuperação, enquanto França e Alemanha saíram da recessão em meados no mesmo ano.
É importante perceber que o desempenho dos países em desenvolvimento foi muito superior ao das economias desenvolvidas no desenrolar da crise. A economia Chinesa, por exemplo, cresceu 8,5% em 2009 verificando uma pequena redução em relação a 2008, quando o PIB cresceu 9%. Na Índia,verificou-se um crescimento de 7,3% em 2008 que caiu para 5,4% em 2009. Já o Brasil, apresentou resultados mais severos com a redução de 5,4% em 2008 para -0,7% em 2009, entretanto a economia brasileira reagiu com uma forte recuperação alcançando o nível de 7% de crescimento em 2010. Dentre os BRICs (desconsiderando África do Sul), a Rússia apresentou os piores resultados com uma queda de 7,5% do PIBem 2009.
A crise financeira de 2008 foi fruto, de forma imediata, da desregulação dos mercados financeiros de da política monetária frouxa adotada pelo governo americano. Entretanto, em uma análise estrutural das origens do colapso, é possível identificar o padrão que os capitalismos americano e europeu, adotaram a partir de fins da década de 1970, o “capitalismo neoliberal”. Os “anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ava Crise Financeira De 2008
  • A Crise Financeira De 2008
  • A crise financeira mundial de 2008
  • Crise financeira de 2007-2008
  • Crise Financeira de 2008
  • Crise financeira de 2008
  • Crise financeira internacional
  • A crise financeira de 2008

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!