crise cd

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014

Matriz de atividade individual*

Módulo: Módulo 3 - unidade 6 – tela 6.2.2
Fórum
Título : “A crise do CD”
Aluno:
Disciplina: Introdução a Administração
T
Introdução
A indústria fonográfica durante os anos 90 com o advento do CD até os início dos anos 2000 teve durante este período um faturamento extremamente expressivo.
Porém esta indústria que comomencionado já foi extremamente lucrativa durante a ultima década do século XX e que já foi conhecida como a “indústria do milhão”, pois “tudo vendia um milhão” (ALVES, 2002 apud LEAL, 2004).Hiatt e Serpick (2007) vem de forma rápida perdendo substancialmente lucratividade em função de algumas ameaças que são as novas tecnologias e fatores econômicos e sociais.
De fato a indústriaFonográfica era tão acomodada e autossuficiente que não estava preparada para as mudanças causadas pelas novas tecnologias.
Abordando os fatores econômicos e sociais se faz presente a questão da pirataria que fazendo com que o valor do produto (CD ) seja muitas vezes menos da metade do valor do produto oficial e ainda de acordo com a Associação AntipiratariaCinema e Música (APCM) a Associação que registra diariamente os números em relação à pirataria física e virtual (internet) em todo o País, somente através das apreensões realizadas pelas Autoridades Públicas foi possível retirar do comércio ilegal do País 25.596.836 CDs e DVDs piratas durante o ano de 2010, 0,5% a mais se comparado ao mesmo período do ano anterior. 
Para que possamos ter umamelhor dimensão de valores somente entre os anos de 1997 e 2010 O faturamento das principais empresas do setor (do atacado ao varejo) caiu de R$ 1,1Bilhões em 1997, para aproximadamente R$ 360 Milhões em 2010. 
Hoje através da Internet é possível comprar distribuir/compartilhar músicas bem como outros conteúdos de mídia. Com a popularização da Internet a aquisição demusica pelo meio virtual com os mais diversos formatos digital tal como Mp3 além de outros modelos de distribuição oficial de música pela Internet, como o I-Tunes (da Apple), sites das próprias gravadoras e lojas virtuais se tornaram a maneira mais comum de aquisição de música nos dias de hoje.
Impactos nos recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos
Todaesta movimentação para as mídias digital causou um impacto muito negativo no segmento fonográfico levando em consideração todos os elementos que compõem a cadeia produtiva da musica que vão desde a produção até a comercialização e consumo do produto todos foram afetados.
Ludwig Von Bertalanffy (1901,1972) através da Teoria Geral dos Sistemas propõe que os sistemasaonde a quantidade de produtos gerados por um sistema deve ser suficiente para o funcionamento de seus subsistemas de produção ,manutenção e adaptação e os sistemas que não têm condições de continuadamente atender a essa condição , comprometem sua capacidade de sobrevivência a curto prazo ( caso não atendam às necessidades de produção ), a médio prazo ( caso não atendam àsnecessidades de manutenção) ou a longo prazo (caso não atendam às necessidades de adaptação. Sendo assim toda a cadeia produtiva teve que ser reorganizada e recursos disponíveis tiveram que ser realocados para que não houvesse comprometimento da existência da indústria fonográfica.
Temos vários exemplos de adaptação de recursos dentre eles podemos mencionar aReedição de Álbuns de Cantores e Grupos renomados cujo o publico mais tradicional e seleto, por vezes prefere ainda ter acesso a música pela mídia tradicional o CD.
Recentemente a Gravadora Sony Bmg lançou uma reedição do álbum de sucesso “Thriller” do cantor Michel Jackson com gravações inéditas e novas versões de algumas músicas.
Algumas gravadoras também buscaram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Crise do CD
  • A crise do CD
  • A crise do CD
  • CD
  • cd logistica
  • DESAFIOS DE UM CD
  • Projeto cd
  • CD no armazém

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!