Crisberg Jambol O

458 palavras 2 páginas
ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL
DE SUCO DE JAMBOLÃO a b
Silva, C. l. M; 01 , Santos, F. N; 02 , crisberg@outlook.com fabianoufmg-21@hotmail.com

Universidade Federal de Minas Gerais ; Intituto de Ciências Agrárias 01, Universidade 02,
Caixa Postal: 00000, CEP: 39.404-547 , Montes Claros, MG, Brasil. b 1. INTRODUÇÃO

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Jambolão (Syzygium cumini Lamarck), também conhecido como
Jamelão, pertence á família Myrtaceae que inclui também espécies de outras frutas tropicais bastante consumidas no Brasil como a Goiaba
(Psidium guajava L.) e a Pitanga (Eugenia uniflora L.) (AGOSTINI-COSTA
& SILVA, 2008) 1. O fruto apresenta polpa carnosa envolvida por um caroço único e grande, possuindo sabor levemente adstringente e agradável ao paladar, com coloração roxa de grande impacto visual (MORTON, 1987) 2.

Os resultados foram satisfatórios sendo que, 23% dos provadores disseram que gostaram muitíssimo, 18% gostaram muito, 41% gostaram ligeiramente, e somente 6% não gostaram, sobre a intenção de compra teve bons resultados, pois 50% disserem que comprariam 19% provavelmente comprariam e 25% não comprariam.

2. OBJETIVOS

Tabela 1. nonononononononononon

O objetivo desse trabalho, avaliar a aceitação do suco de jambolão(Syzygium cumuni Lamarck) visando colocar no mercado fontes alternativas de matéria-prima a custos acessíveis aliados ao crescente interesse por alimentos com atributos funcionais.

3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para sua elaboração foram utilizados equipamentos caseiros como liquidificador e peneira, somente foi utilizado a polpa e a casca do fruto, foi feita a higienização do fruto, que foram lavados um a um em água corrente, e levado ao liquidificador acompanhado do açucar e água, posteriomente foi filtrado em peneira de 1 mm, armazenado em recipiente fechado e levado a geladeira.
A matéria prima é oriunda do municipio de Montes Claros, ja para analise sensorial foi elaborado um questionario para a avaliação do suco quanto se gostou e sobre a

Relacionados