CRIANÇAS TÍMIDAS Claudinha1

4429 palavras 18 páginas
SEGUNDA INFANCIA: 2 a 6 anos

A CRIANÇA E A TIMIDEZ

Acadêmicos do 1° semestre do Curso de Psicologia, campus Norte, UNIP. Pertencentes ao Grupo de Orientação da professora Diva.

Palavras-chave: Interação. Timidez. Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

Em sua função socializadora, os pais esperam que seus filhos sejam socialmente assertivos e talentosos, aceitos por seus parceiros, vizinhos, professores, em resumo, por sua comunidade. Assim, no processo de desenvolvimento social e emocional, ter amigos, saber iniciar e manter conexões positivas com os parceiros, ter com quem partilhar sentimentos e ideias, sentir-se aceito traz grandes benefícios à criança e promove seu bem-estar psicológico. Nesse sentido, a parceria é significativa na vida das crianças, influenciando, de vários modos, seu desenvolvimento. Preenchem necessidades importantes da criança como suporte; aprovação pessoal; segurança emocional; intimidade e afeição; assistência; companhia (antes de tudo); lazer e estimulação.
Interações com os companheiros exercem importante papel na impulsão das habilidades interpessoais, na postura e na competência social em crianças. Crianças que demonstram capacidade e empatia (capacidade de identificação, compreensão e apreciação de pensamentos, intenções e sentimentos dos outros) nas interações com parcerias são aceitas e vistas como socialmente notáveis. Por outro lado, crianças que não têm amigos podem perder importantes oportunidades de socialização. Acredita-se que os efeitos negativos do distanciamento dos indivíduos por um extenso período de tempo são cumulativos e inconvertível, fazendo com que o individuo sinta-se infeliz e solitário, podendo apresentar problemas escolares, depressão, ansiedade, baixa autoestima.
A timidez é na verdade um traço de personalidade. A criança que mostra esse comportamento deve ser tratada com naturalidade e respeito.
Vivemos em uma época em que as pessoas mais extrovertidas e falantes são as que mais se destacam e são as mais bem

Relacionados