criacionismo X evolucionismo

Páginas: 23 (5738 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RESUMO


Criacionismo: É a posição basicamente cristã que afirma que o universo e a vida foram criados por um deus, no caso, o deus da Bíblia. É essencialmente uma forma de apologia religiosa e tem pouquíssima notoriedade fora do contexto religioso. (biólogos normalmente não precisam e normalmente não ligam para ele, apesar de alardear ser uma alternativa à Teoria da Evolução). Evolucionismo: É o paradigma biológico atual. Praticamente não existe área da biologia e até fora dela que não faça referência à teoria da evolução, que hoje em dia nem pode mais ser chamada de darwinismo. Ela é bem menos abrangente que o criacionismo, pois se refere apenas a como as espécies se diferenciam a partir de ancestrais comuns, e não a toda a origem do universo.
Palavras-Chave Criacionismo.Evolucionismo. Bíblia. Darwinismo. Paradigma.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

É natural do ser humano querer saber de onde veio, com que propósito está neste mundo e qual é seu futuro, porém muitos ignoram a opção de estudar a vida, seu passado e futuro. Muitos já tentaram desvendar os mistérios por trás da vida e de sua origem, estudos, teorias, livros, artigos, anos e anos se passam e uma certezaque nunca aparece.
Será que a vida vai além da compreensão humana? Seria ela algo criado por um ser metafísico? Ou seria um ser humano a evolução de outro ser?
Criacionismo e evolucionismo se enfrentam na busca pela verdade sobre a vida, e é com objetivo de expor os pontos de vista e argumentos de cada teoria, que este trabalho é redigido. 
























1ORIGEM
Bom, até hoje os cientistas não sabem falar de onde viemos e pra onde vamos, temos várias teorias como a evolução; defendida no principio pelo cientista francês Jean Baptiste Lamarck (1744-1829) e logo depois por Charles Robert Darwin (1809-1882). E a criação; que é defendida pelos religiosos.

1.1 CRIACIONISMO

A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qualfilosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, porquê somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais. Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo,ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raçahumana. Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vidaquando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes. Sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma delicada questão capaz de se desdobrar em outros debates. Dessa forma, cabe acada um julgar e adotar, por meio de critériospessoais, a corrente explicativa que lhe parece mais plausível.

1.2 EVOLUCIONISMO

A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criacionismo x evolucionismo
  • Criacionismo x evolucionismo
  • criacionismo x evolucionismo
  • IPA Criacionismo X Evolucionismo
  • Criacionismo x evolucionismo
  • Criacionismo x evolucionismo
  • CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO
  • CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!