resenha

Páginas: 7 (1539 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução
O trabalho que será descrito a seguir tem como principal objetivo entender melhor as doenças bacterianas. A bacteria é um microorganismo que pode causar infecções, ela pode sobreviver no corpo humano, no ar, na água, no solo, mas não necessita de células vivas para a sua sobrevivência, podendo ainda multiplicar-se muito rapidamente. Os antibióticos podem, no entanto, matar ouestacionar essas bactérias, sendo assim capazes de salvar vidas.
este trabalho tem em seu desenvolvimento os seguintes topicos:
A Carie Dentária
Faringite
Gonorréia
Gardnerella
Tétano
doenças causadas pela bacteria
Carie dentaria
A cárie dentária é causada pela ação de um ácido (que provem da decomposição da comida e bebida produzida pela ação das bactérias que habitam na boca), que provoca aerosão do esmalte e sua posterior corrosão. A principal bactéria responsável pela cárie é a Streptococcus mutans.
sintomas: Os principais sintomas da cárie são dor aguda, inflamação, aumento da sensibilidade perante as comidas ou bebidas frias ou quentes, mau hálito e perda do dente.
preservação: Para uma boa prevenção é necessario usar pasta de dente, usar fluor, escovar os dentes e utilizarfio dental, visitar regularmente se o dentista para fazer a limpeza das arcadas dentárias (que deve ser realizada de seis em seis meses), ter uma dieta equilibrada, evitar doces e bebidas açucaradas entre as refeições, a saliva ajuda a prevenir as cáries, desde que a boca esteja limpa.
tratamento: O tratamento é realizado pelo dentista e consiste em observar os dentes, tirar uma radiografia (parater uma visão geral da situação do dente) e, finalmente, realizar a restauração do dente. Ou seja, o material decomposto deve ser retirado com a ajuda de uma broca especial e colocar um material que serve de base para o recheio que será colocado em seguida. A substância utilizada na maioria dos casos para rechear o dente é o amalgama de prata e outros metais.
modo de transmissao: A carie dentariapode ser transmissivel por saliva ou até mesmo com um beijo.
Faringite
A faringite, também é conhecida como dor de garganta, é a inflamação da faringe, local entre as amígdalas e a laringe onde este distúrbio se desenvolve causando dor, rouquidão e febre. A doença é causada pela ação de vírus e/ou bactérias, e pode ser indicador de um simples resfriado ou de doenças mais graves como aescarlatina ou mononucleose.
sintomas: Entre seus sintomas estão a simples dor de garganta ou dor na hora de engolir alimentos, febre, pus e vermelhidão na garganta, ulcerações na faringe ou nas amígdalas, náuseas, vômitos, dor de ouvido e gânglios da região do pescoço aumentados e doloridos.
peservação: A prevenção é feita com os seguintes procedimentos: evitar a excessiva ingestão de álcool, evitar ocontato com pessoas com faringites, evitar lugares com muita fumaça de cigarros, não fumar, umidificar o ar se ele estiver muito seco, não compartilhar copos e/ou talheres, não permanecer em ambientes muito poluídos e evitar o contato do nariz ou da boca com bebedouros ou telefones públicos.
tratamento: O tratamento varia dependendo do tipo de infecção. Se a inflamação na faringe estiver sendocausada por um vírus, é recomendado o uso de analgésicos, de pastilhas para a faringe e também a realização de gargarejos com sal e água morna. Agora quando há a certeza de que se trata de uma faringite bacteriana, pode-se fazer uso de antibióticos. Estes devem ser prescritos pelo médico e utilizados com cautela. Em casos mais específicos de faringite outros medicamentos poderão ser utilizados para umtratamento mais eficaz.
forma de transmissao: é adquirido por contato direto com uma pessoa infectada ou através do ar (por espirro ou tosse).
Gonorreia
A gonorréia é infecciosa e contagiosa, sexualmente transmissível – DST -, provocada pela presença da bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo,
sintomas: Os sintomas de gonorreia em homens incluem: Ardência e dor ao urinar, Aumento na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!