Creonte

Páginas: 2 (495 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014





JULGAMENTO DO REI CREONTE














DOS FATOS
Creonte, irmão de Jocasta (mulher de Édipo) e tio de Antígona, assumiu o trono e declarou-se Rei de Tebas. Assegurou osepultamento de Eteócles conforme os costumes da cidade. No entanto, proibiu que Polinices, que foi considerado traidor, que fosse sepultado, já que havia a crença de que sua sombra permaneceria vagandoàs margens do Rio Estige.
Tirésias, o adivinho cego, tentou convencer Creonte a revogar sua decisão, porém este se mostrou irredutível. Como sendo ordens do rei, quem ousasse a desobedecer seriaenterrado vivo. Porém Antígona desejava que seu irmão Polinices tivesse uma cerimônia de sepultamento, então a mesma realizou o ritual para loberta a alma do irmão.
Quando Creonte teve conhecimento dosfatos condenou Antígona a ser enterrada viva, mesmo ela sendo noiva de seu filho Hemom. Ocorre o suicídio de Antígona, Hemom e da rainha. Após os fatos, Creonte lamenta as irrefletidas decisões quehavia tomado.

DO JULGAMENTO
O caso a ser julgado trata-se da acusação contra o Rei Creonte de ter infringido o direito natural de sepultamento de Polinices e uma equivocada sentença de morte aAntígona.

POSSÍVEIS ARGUMENTOS PARA ACUSAÇÃO
Além de ser um Direito Natural, é um direito real, com base divina, “lei divina”;
Conflito entre Direito Familiar e o Direito Público nascente;
No tempohomérico enterrar o morto era um dever da família e não enterrar, um crime;
Em pleno séc. XXI regime democrático é possível absolver alguém que vem sendo condenado por diversos pensadores das diversasáreas do conhecimento;
Uso abusivo do poder estatal (Antígona se opôs);
Na constituição de 1988 o pluralismo político constitui fundamento da República Federativa do Brasil que consta do 1art. V;No momento da peça, momento histórico, direito e religião caminham juntos, evidente conflito entre a lei do homem e a lei dos deuses;
Poderia Antígona para acatar as leis de um humano, desobedecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • creonte
  • Antígona e creonte
  • Juspositivismo de creonte
  • Etica
  • Antigina x Creonte
  • Hobbes e Creonte: justificando a tirania
  • Creonte x antigona
  • Acusação Réu Creonte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!