CPC 18

Páginas: 11 (2651 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
CPC 18 – INVESTIMENTO EM COLIGADAS E CONTROLADAS

1. Objetivo do CPC
Estabelecer a forma de contabilização em coligadas, controladas e joint ventures;
Definir os requisitos em que e utilizado o método de equivalência patrimonial;

2. Coligada
É a entidade, em que o investidor, obtém influência significativa.
Obtendo direta ou indiretamente ( por meio de controladas), 20% ou mais dopoder de voto da investida.
Por outro lado, se o investidor tem menos de 20% do poder de voto da investida e poder claramente demonstrar e comprovar que possui influência significativa. Ele consegue participar do processo decisório da investida.
Essa influência e demonstrada através das seguintes formas:
Representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;
Participação nosprocessos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;
Operações materiais entre o investidor e a investida;
Intercâmbio de diretores ou gerentes;
Fornecimento de informação técnica essencial.
Ainda existe outra forma de caracterizar a influência significativa, considerando o direito de voto potencial.
Se a entidade possuir valores mobiliáriosprontamente conversíveis em ações com direito a voto, tais como opções de compra de ações e outros instrumentos (de capital ou dívida) conversíveis em ações com poder de voto.Trazendo a entidade um poder de voto adicional ou reduzem o poder de voto de outras partes sobre as políticas financeiras e operacionais de outra entidade(ou seja , constituem-se em direitos de voto potenciais).
Ex: A empresaA, que possui diretamente uma participação de 10%no capital votante da empresa B, bem como possui opções de compra de ação, as quais, na data da análise, são prontamente exercíveis (sem restrições ou impedimentos) e permitirão á empresa A obter adicionalmente 15% de participação no capital votante da empresa B. Esse fato, em conjunto com outras evidências, permite aos administradores da empresa Aconcluírem que já existe influência significativa sobre as políticas financeiras e operacionais da empresa B, a qual passa a ser considerada como uma coligada.
Também a entidade pode perder essa influência sobre a investida, a perda pode ocorrer com ou sem mudança no nível de participação acionária absoluta ou relativa. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando uma coligada torna-se sujeita aocontrole de governo, tribunal, órgão administrador ou entidade reguladora. Isso pode ocorrer também como resultado de acordo contratual.
3. Controlada
É a entidade, incluindo aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, na qual a controladora, diretamente ou por meio de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderâncianas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
Quando a investidora possui mais de 50% do capital votante.
Controle conjunto sobre a investida ( joint venture)
É quando duas ou mais investidoras detêm, em conjunto, o controle dessa entidade, sem que nenhum dos investidores consiga esse controle individualmente.
4. Método da Equivalência Patrimonial (MEP)
Pelométodo de equivalência patrimonial, o investimento em coligadas, controladas e joint venture devem ser registrado:
Inicialmente reconhecida pelo custo: a partir da data em que ela se torna sua coligada, controlada ou controlada em conjunto;
Seu valor contábil será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida apósa aquisição;
O lucro ou prejuízo do período da investida deve ser reconhecido no resultado do período do investidor;
As distribuições recebidas da investida reduzem o valor contábil do investimento: pois as distribuições recebidas representam uma realização parcial do investimento ou lucros anteriormente reconhecidos no investimento pelo MEP. Mas na investida essa distribuição representa uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CPC 18
  • Cpc 18
  • Cpc 18
  • Cpc 18
  • Cpc 18
  • Cpc 18
  • Cpc 18
  • PRONUNCIAMENTO CPC 18 E 19

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!