cozinha mexinaca

322 palavras 2 páginas
APRESENTAMOS VOSSA MAJESTADE...
A CULINÁRIA MEXICANA Com raízes ancestrais e profunda carga cultural, vinculadas a crenças e rituais religiosos, a culinária mexicana é reconhecida como patrimônio imaterial do mundo pela UNESCO em 2010..

NO dia 8 de novembro ás 15h e 10 m, no evento mesa tendências o mundo gastronômico se curvou ao maior representante da gastronomia mexicana;José Iturriaga de La Fuente,... Reinou soberano ao dissertar sobre a culinária mexicana, os ingredientes , a inclusão social ( sem fronteiras toda a população tem acesso).
A Alimentação esta diretamente ligada as tradições, no México existem mais de 62 grupos indígenas,mas o vinculo religioso e . as tradições alimentares.”cuando nasce el nino, se retira el córdon umbilical, para despues agregar em la tierra de plantio e lo mismo traera uma colheita buena”( Historias de La cultura mexicana)

Formado em Historia e Economia, apaixonado, crente e fiel as suas raízes ,publicou mais de 28 livros , dos quais aproximadamente 40% fala sobre a gastronomia mexicana.
De acordo com Jose de La fuente o critério adotado pela UNESCO para o reconhecimento da culinária mexicana como patrimônio imaterial ,se destacou três princípios básicos:
1- Antiguidade: 60 anos anos antes de cristo já se domesticava grãos para cultivo.
2- Cobertura territorial : O México possui cozinhas regionais, mas todas tem em comum (o que ele delicadamente intitula de triologia ), feijão,Chilli, milho.
3- Cobertura por nacionalidade: toda a população consome sem motivo, ou data especial, e por isso ela cobre todo o território nacional.

Mas apesar de toda esta exigência e excelência , a humildade e popularidade transborda e nos deixa um gostinho de quero mais, ...Último e soberana citação . “Rico ou pobres a culinária mexicana transborda as fronteiras e é sem duvida uma dádiva ancestral ,tradicional mas ao mesmo tempo popular”.( José .Iturriaga N de La Fuente- A cozinha mexicana .


Relacionados