CoucheDB

4182 palavras 17 páginas
Introduçao

A definição de banco de dados orientado a documento surgiu para contribuir especialmente com o desenvolvimento de sistemas para web, pois combina um modelo de armazenamento de documentos de uma forma intuitiva com um poderoso mecanismo de consulta e facilidades para escalar. Este modelo oferece um novo método para armazenar dados, o que é referido como um modelo de banco de dados orientado a documentos livre de esquema. Ao invés de haver um armazenamento de dados altamente estruturado de um modelo relacional, o CouchDB armazena dados de maneira semi-estruturada.
É comum os bancos de dados orientados a documento usarem algum formato de armazenamento que suporte que uma estrutura seja embutida em outra (ou seja, um documento embutido em outro), como o JSON1. Embutir um documento em outro muitas vezes leva à duplicação de dados. Duplicação de dados, por sua vez, pode criar problemas de consistência no banco de dados, causados por anomalias de atualização e deleção, por exemplo. A normalização em bancos de dados relacionais visa evitar esses problemas.
Mas considerando que se perde parte das garantias de integridade ao se fazer sharding2 em um banco de dados relacional, a duplicação de dados em bancos de dados orientados a documentos não é um impeditivo. Além disso, a duplicação de dados facilita a distribuição do sistema, já que a quantidade de nós a serem consultados em uma busca envolvendo várias entidades relacionadas é menor caso elas estejam próximas – no caso em que todas estão embutidas umas nas outras, a consulta ocorre em um único nó. Esse fato aponta para uma característica presente não só nos bancos de dados orientados a documentos, mas em bancos de dados NOSQL em geral, que é a criação de modelos de dados que favoreçam o seu uso para leitura.
Bancos de dados populares nessa categoria são o MongoDB 5 e o CouchDB
Neste estudo abordaremos o CouchDB.

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS ORIENTADO A DOCUMENTOS NOSQL

Os bancos de

Relacionados