Costumes

Páginas: 2 (489 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014


Os costumes (éthos): Referem-se à identidade social. São as regras sociais,
resultantes de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada,
o que resulta numa certa convicção deobrigatoriedade, de acordo com
cada sociedade e cultura específica. Criadas espontaneamente por uma
sociedade, surgem da prática repetida de uma determinada conduta, que
acabam por constituírem-seem regras.
COSTUME – Se refere não a valores ou ideia de “certo e errado”, mas a comportamentos, que são seguidos sob medo de sanção social, ou seja, sob pena de sermos mal vistos, mal tratados oumal falados pelas pessoas em volta. Seguimos às vezes um costume até mesmo se ele for contra nossa ideia do que seja moral, só para que não sejamos censurados pela sociedade.
Costumes são a maneiracultural de uma sociedade manifestar-se. A partir da repetição, constituem regras que, embora não escritas como as leis, tornam-se observáveis pela própria constituição de fato da vida social.

Umcostume é um modo habitual de agir que se estabelece pela repetição dos mesmos actos ou por tradição.

Os costumes e tradições estão sempre ligados com a identidade e o sentimento de pertence dosindivíduos que formam uma comunidade. Os costumes são formas, atitudes, valores, ações e sentimentos que em geral têm sua raiz em tempos imemoráveis e que, em muitos casos, não têm explicação lógica ouracional, mas que simplesmente foram estabelecendo com o tempo até tornarem-se quase irrevogáveis. Todas as sociedades possuem seu sistema de costumes, sendo algumas delas mais evidentes que outras.Usos de um povo que, repetidos ao longo do tempo, formaram a sua cultura tradicional. Os costumes resultam de práticas que se tornaram habituais numa sociedade e que, por isso, passaram a constituirum conjunto de regras estabelecidas e respeitadas no seu seio. Elas representam a maneira de pensar e de agir que se foi transmitindo, ao longo de gerações, no interior de um grupo.
Os costumes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Costumes
  • Costumes
  • Costumes
  • COSTUME
  • Costumes
  • costumes
  • Costumes
  • Costumes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!