Costa do cacau

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
COSTA DO CACAU
A capitania de Ilhéus, doada ao fidalgo português.Jorge de Figueiredo Côrrea em 1534, abrange a atual Costa do Cacau. Palco de luta entre colonizadores e índios, nos seus primeiros anos, e entre grandes latifundiários, no século 19, a região foi imortalizada pelos romances de Jorge Amado. Nas fazendas de cacau e em Ilhéus, desenrolaram as tramas de Cacau (1933), Terras do SemFim (1941) e São Jorge dos Ilhéus (1944). Ilhéus mais tarde também testemunhou o drama de Gabriela, Cravo e Canela (1958). Hoje são as praias, ilhas, parques, lagos e rios que atraem os turistas e movimentam a economia de Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Una, Santa Luzia e Uruçuca. As unidades de conservação preservam mangues, restinga e principalmente, a parcela mais significativa da mata atlânticabrasileira do nordeste do país.
Caracterização do Destino
A área denominada Costa do Cacau compreende a faixa litorânea que se estende por quase 200 km no litoral sul da Bahia. A região da costa é composta por Itacaré, Ilhéus, Comandatuba e Canavieiras é uma das que melhor preservou a Mata Atlântica nativa. Isso de deve, em parte, ao cultivo do cacau, plantado á sombra de grandes árvores.Principais Atrativos Turísticos
Ilhéus centro histórico-Jorge Amado, filho adotivo da cidade, escreveu vários romances contando a saga cacaueira, a vida e o cotidiano de sua gente. No quarteirão Jorge Amado é possível andar por suas ruas estreitas e observar o casario de historias que foram contadas pelo escritor através dos seus personagens: o prédio do Bataclã, o mais famoso cabaré dos áureos temposda saga cacaueira, o bar Vesúvio e edifícios como o palácio Paranaguá.
Passeio de barco pelo rio do Engenho em chalana (embarcação de fundo chato) vê-se a Av. 2 de Julho, antiga zona portuária e comercial de Ilhéus, hoje ocupada por diversos bares e restaurantes, o antigo porto, e o hidroporto, até passar por baixo da Ponte Lomando Júnior, que liga Ilhéus ao bairro do pontal; logo após, a enseadada sapetinga e o canal do Fundão, construído pelos jesuítas para facilitar o acesso das canoas que traziam o cacau da Bacia do rio Almada (antigo rio Taipe) para o porto.
Fazenda Yrerê Muito procurada para passeios em trilhas na mata dos cacaueiros. O visitante poderá conhecer a casa-grande, ver de perto o beneficiamento do cacau e provar doces caseiros. Quem visitar a propriedade em junho poderáparticipar de forrós.
Lagoa Encantada Os passeio de barco pelos rios da região levam a cenários como o da Lagoa Encantada, acessível pelo Rio Almada. São 14 quilômetros quadrados de espelho d´água, cercados por Mata Atlântica, cachoeiras, ilhas flutuantes, vila de pescadores, fazendas de cacau e uma grande diversidade animal. Próximo à lagoa ficam as caldeiras do Almada, um conjunto de quedas –a maior chega a seis metros de altura – que criam profundos buracos nas rochas, perfeitos para banhos. Os adeptos do rapel encontram no cânion da cachoeira do Apepique, também nos arredores, as condições perfeitas para a prática do esporte de aventura.
Jardim Botânico Mata da Boa Esperança, o jardim botânico reúne espécies vegetais e animais típicos da mata atlântica. Pode-se percorrer as trilhasexistentes de bicicleta ou a pé e observar também as cachoeiras.
Acesso: A portaria de ingresso é pela Av. Nova Esperança
Fazenda Primavera é famosa por ter sido filmada em Renascer, novela da Rede Globo, a Fazenda Primavera –, oferece atrações culturais e de lazer aos hóspedes. O visitante pode conhecer o ciclo do cacau, desde sua plantação aos processos realizados após a colheita(fermentação, secagem, medição e ensacamento). Do fruto, o mel é retirado para a fabricação de geléia, enquanto a polpa é congelada para fazer suco e parte das sementes é aproveitada para a confecção de chocolate caseiro. A fazenda funciona em sistema “day-use”, possui restaurante e é palco de shows regionais. O visitante pode aproveitar para fazer caminhadas ecológicas, passear de charrete ou a cavalo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alexandre Costa Cacau Show Empreendedorismo
  • Alexandre Tadeu da Costa, criador da Cacau Show.
  • Biografia de alexandre da costa dono da cacau show
  • Cacau
  • cacau
  • Cacau
  • Cacau
  • cacau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!