Resenha do livro A LUTA PELO DIREITO

Páginas: 3 (739 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
IHERING, Rudolf Von, 1818 – 1892 A Luta pelo Direito. Edição São Paulo. Editora Pillares Ltda., 2009.
A luta pelo direito, trata-se de uma obra jurídica que apresenta discussões do jurista alemãoRudolf Von Ihering. E ainda de acordo como Ihering, o direito é visto como sendo um produto social, em que se despertou a necessidade do surgimento de um novo direito, o Direito da luta.
O livro estádescrito em 05 capítulos, onde tem uma abordagem da ideia do direito encerra uma antítese que se origina desta ideia, da qual jamais se pode, absolutamente, separar: “a luta e a paz, a paz é o termodo Direito, a luta é o meio de obtê-lo”. (pág.14)
Para o autor, o proposito final do direito é a paz, a luta é o meio de se alcançá-la. Esse pensamento tornou-se objeto de observação do direito, e apreocupação em se alcançar tal fim, o que provoca um luta incessante pela a falta de justiça. Supõe-se ser essa discussão importante e essencial do direito, foi através dele que todos os direitos domundo em que vivemos foram adquiridos. Longe de ser um ideia, o direito, para Ihering, é uma autoridade plena, que só se fortalece quando se firma um equilíbrio entre a balança e a espada em seusbraços. “A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é o Direito impotente.” (pág.15).
O autor aborda e conceitua dois entendimentos de direito. A primeira é o direito objetivo, que nosoferece o conjunto de princípios de direitos em vigor, a ordem legal da vida e a segunda é o direito subjetivo, que é, por assim dizer, o precipitado da regra abstrata no direito concreto da pessoa.(pág. 18 e 19). Ihering ainda faz uma abordagem sobre a teoria de Savigny e Puchta quando a origem do direito. Em questão da teoria em disser que o direito nasce da felicidade e a necessidade da lutapara tanto, já Ihering diz que o aparecimento do direito vem da luta e esforços pelo povo, que essa teoria seja válida para o período pré-historico. Como isso para Ihering “o nascimento do direito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do livro a luta pelo direito
  • A luta pelo Direito (Resenha do Livro)
  • Resenha crítica do livro : a luta pelo direito
  • Resenha Crítica sobre o livro: A Luta Pelo Direito
  • resenha do livro
  • Resenha do cap. iii do livro a luta pelo direito
  • Resumo Livro "LUTA PELO DIREITO"
  • Fichamento do Livro "A Luta pelo Direito"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!