Corrosao de metais

Páginas: 8 (1932 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
CORROSÃO
AULA PRÁTICA REALIZADA EM 24/05/2013

INTRODUÇÃO
Os metais, utilizados há milhares de anos, apresentam excelentes propriedades físicas e químicas. São maleáveis, dúcteis, conduzem bem o calor e a eletricidade, alem de resistir a diversos tipos de esforços mecânicos.
Apesar de seu enorme emprego na prática, muitos metais se deterioram no meio ambiente onde são usados, mas o fato deessa deterioração ocorrer lentamente é o que permite o uso generalizado dos metais em nosso mundo.
O estudo da corrosão tem inúmeras justificativas, tanto técnicas quanto econômicas. Se protegidos convenientemente, o uso dos metais se torna tecnicamente correto e consegue-se excelente duração.
A corrosão pode ser definida como o ataque (reação química) a um corpo sólido por meio de uma açãoquímica ou eletroquímica, provocada pelo meio ambiente.
Esta reação que geralmente ocorre na superfície do metal, provoca seu desgaste e finalmente a sua destruição, seja pela alteração na estrutura, na composição química ou no seu aspecto externo.
O conhecimento das causa e mecanismos da corrosão permitem desenvolver processos de sua prevenção. Alguns processos podem ser citados, como a passivação,a proteção catódica e a aplicação de recobrimentos, todos estes com o intuito de aumentar a durabilidade dos metais utilizados.
Analisaremos agora o caso mais freqüente de corrosão que é a corrosão úmida ou eletroquímica do ferro (elemento base na liga do aço), que é o material mais extensamente usado na prática.

OBJETIVO
Executar experiências relativas à corrosão úmida do ferro.PROCEDIMENTOS
Corrosão do ferro na atmosfera
Foi colocado um pedaço de palha de aço no fundo de uma proveta para gás( ou em um tubo com cerca de 40 cm). Em seguida o mesmo foi enchido com água, fazendo com que essa penetre na malha da palha de aço. Essa proveta foi emborcada em um copo , que continha água, e permitiu-se que o ar penetrasse cerca de 10 cm. O nível da água na proveta foimarcado e datado. Após uma semana se observou novamente o conjunto, anotando a variação do nível de água e a relação dos volumes de ar inicial e final, de forma explicada.



Corrosão úmida do ferro
Nove pregos pequenos de ferro (de aproximadamente de 4cm x 1cm) após serem limpos foram mergulhados em soluções de reagentes diferentes e com diferentes concentrações, com o objetivo decomparar a natureza do meio. Os tubos numerados de 1 a 8 continham respectivamente: água de torneira, HCl diluído(concentração 3 mol\L), HCl (concentração 6 mol \L), NaOH(concentração 0,1 mol\L), H2SO4(concentração 3,5 mol\L), H2SO4 concentrado, NaCl (concentração 5 porcento), somente a lâmina de ferro. Em cada caso, foi descrito o aspecto inicial do prego e da solução. Após uma semana, os pregos foramretirados e lavados, verificando se ocorreu corrosão. Os resultados obtidos foram explicados.



Corrosão na linha d’água
Um prego de ferro, foi mergulhado parcialmente nas soluções 1 e 2,correspondentes a: água de torneira e NaCl(concentração 5%), respectivamente. Os dois tubos de ensaio foram tampados, e após uma semana, observamos a corrosão nas partes acima e abaixo a linha d’água.Esse fenômeno observado foi explicado.


Verificação das áreas anódicas e catódicas
Em uma placa de ferro limpa, ou seja, decapada com HCl, lavada e seca, foi colocada 1 ou 2 gotas de solução de NaCl(já preparada) contendo K3[Fe(CN)6], que corresponde a um indicador ferroxílico, e fenolftaleína. Após alguns minutos, foi descrito explicando o que foi observado.



Corrosão sobtensão
Um prego grande foi mergulhado na solução de NaCl a 5% e em uma solução de HCl com o objetivo de observar a corrosão sob tensão, sendo que,a tensão interna do material resulta da aplicação de esforço atuante ou corresponde a tensão residual resultante de um esforço sofrido pela peça. Esse tipo de tensão corresponde ao caso do prego em que a cabeça e a ponta foram esmagados na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosão de metais
  • Corrosão de metais
  • Corrosão Metais
  • Corrosao dos metais
  • corrosão dos metais
  • corrosao dos metais
  • Corrosão dos metais
  • corrosão em metais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!