corrosao 2

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1 A válvula deve ser feita de ferro, para que não ocorra corrosão por par galvânico. O par galvânico ocorre quando dois metais diferentes estão em contato em presença de um eletrólito. A diferença de potencial entre ambos, em função de um meio corrosivo ou de uma solução condutora, produzirá um fluxo de elétrons entre eles. O material menos resistente corroerá com maior intensidade, tornando-seanódico. A força impulsora para a circulação da corrente e, consequentemente da corrosão, é a diferença de potencial entre os dois metais.
Por isso, ao escolher a válvula de ferro a diferença de potencial é zero, evitando a corrosão por par galvânico.

2 O princípio básico é tornar o elemento metálico a ser protegido – o casco do navio - em um cátodo de uma célula de corrosão, o que pressupõea presença de um ânodo. Assim, o processo natural de perda de elétrons da estrutura para o meio, fenômeno que causa a corrosão, é compensado pela ligação da estrutura metálica a um ânodo de sacrifício. O direcionamento da corrente elétrica preserva a estrutura metálica, ocorrendo corrosão controlada no ânodo.
No caso em questão, deve-se usar o zinco como metal de sacrifício. Isto porqueapresenta menor potencial de redução em relação ao ferro. Como está se buscando maior vida útil, deve-se escolher o zinco ao magnésio, pois a diferença de potencial é maior e o magnésio irá correr mais rápido.

3 As reações em destaque representam o mecanismo de fragilização por hidrogênio, na primeira ocorre a redução do H+, já na segunda a formação de água decorrente da reação do H+ com o oxigênio e,por fim, na última a formação de hidroxilas.

4 O diagrama mostrado é uma curva de polarização anódica de um metal que é capaz de passivar-se em dado meio. Nessa curva se observa que, em potenciais relativamente baixos, o metal sofre uma dissolução crescente com o valor do potencial, região ativa. Em B ocorre a transição ativo-passiva havendo uma diminuição apreciável do valor da densidade decorrente, ate que o metal comece a passivar, ponto C. A partir daí a corrente se mantém praticamente constante (domínio de passivação). No ponto E acontece um novo aumento de corrente, devido ao inicio da corrosão localizada, Já em D inicia-se uma nova reação anódica como a liberação de O2 (oxidação da água), ou a transpassividade propriamente dita que corresponde a transformação de um óxido quehouvesse se formado sobre o metal durante a passividade e que se transforma em um íon solúvel ou em outro óxido, por sua vez solúvel.
5 O que diferencia os aços entre si é a característica ativo ou passivo, ou seja, o aço AISI 410 (ativo) se encontra mais próximo à extremidade anódica, logo este apresenta maior facilidade de corrosão quando comparado com o aço AISI 410 (passivo) que se encontrapróximo à região catódica.

6 Nos sistemas com corrente impressa, a proteção do aço submerso consiste na aplicação de uma corrente catódica, com auxílio de um gerador de corrente contínua (ou um retificador). É necessária a presença de um eletrodo anódico para que possa haver a transferência de elétrons para a região exposta à corrosão. No processo de corrente impressa, o ânodo é polarizado paravalores de potencial acima (mais nobres) do valor de potencial ao qual se estabiliza o cátodo. A diferença de potencial entre ânodo e cátodo é compensada pela fonte de corrente. Assim, não é necessário que o ânodo se dissolva, pois poderá ser um metal inerte que apenas sirva como um meio de transferência de elétrons.
Neste caso não seria possível proteger o Mg com o Fe, pois o potencial de reduçãodo Mg é menor que o do ferro, assim o Fe estará transferindo elétrons, e consequentemente, com a corrente impressa o Fe estaria sofrendo corrosão, no entanto de uma forma mais lenta.

7 Para a água do mar como solução aquosa, existe a tabela para soluções básicas. Da mesma forma que nas outras tabelas quanto maior o valor do potencial, maiores são as possibilidades de doar elétrons.

8...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prática corrosão 2: Proteção Catódica
  • Capítulo 2 do Livro A corrosão do caráter
  • Corrosao do carater capitulo 1 2
  • 2 Lista De Corrosao 2011gabarito 1
  • trabalho feito corrosao na construção o civil parte 2
  • Corrosão
  • Corrosao
  • Corrosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!