Corros o Microbiol gica

1075 palavras 5 páginas
Corrosão Microbiológica

Autor : Wainer Mendes Lima
Engenheiro Mecânico Aeronáutico
Divulfador: Maicon Maciel F. de Araújo
Acadêmico de Ciências Biológicas

Corrosão
Também denominada oxidação, pode ser definida como a deterioração, sob a forma de transformação química, sofrida por um metal, em conseqüência de uma ação química ou eletroquímica.
É um processo natural e, sendo sua eliminação impraticável, a corrosão deve ser controlada. A maneira de se controlar a corrosão é retirando um ou mais agentes que a propiciam. Portanto, a melhor maneira para reduzir seus efeitos é através de medidas preventivas.
Tais medidas caberão aos responsáveis pela manutenção, pilotos, equipes de pista, e a todos aqueles que têm interesse em trabalhar com uma aviação segura e rentável.

Presença de água nos combustíveis aeronáuticos
Todos os combustíveis à base de hidrocarbonetos contêm alguma quantidade de água suspensa e dissolvida. A quantidade de água contida no combustível depende da temperatura e do tipo de combustível. O combustível Jet possui, com seu maior conteúdo aromático, tendência a absorver mais água que a gasolina de aviação.
A água dissolvida é considerada o maior problema de contaminação do combustível. Seus efeitos são maiores em aeronaves operadas em regiões úmidas e de clima quente.
Por um lado, a presença de água pode, dependendo da quantidade e das condições, ocasionar o congelamento do filtro. Por outro lado, a água no combustível pode criar um ambiente favorável ao crescimento de uma "lama" microbiológica nas células de combustível.

Corrosão Microbiológica
É a corrosão causada pela atividade metabólica de vários microorganismos.
Há vários anos, a corrosão microbiológica no interior de tanques integrais de combustível vem sendo um problema constante para todos os operadores de aeronaves equipadas com motores a reação (a jato) ou turbo-hélice.
Tais microorganismos podem causar falha dos motores, devido ao entupimento dos filtros e panes nas bombas

Relacionados

  • Corros O Microbiol Gica
    5005 palavras | 21 páginas