corrosão

Páginas: 3 (638 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2015
Resumo
São quatros os elementos que compõe uma pilha
a- ânodo
b- cátodo
c- eletrólito (meio alcalino)
d- circuito metálica
caso retirarmos um desses elementos evitaremos a formação decorrosão
não podemos retirar o ânodo pois é a própria estrutura dessa forma devemos produzir uma proteção catódica.

2- há três principais tipos de pilhas de corrosão galvânica

a- pilhas de eletrodosdiferente
Os dois eletrodos colocados imersos em um eletrólito, ferro e latão, o de maior potencial perde para o de menor potencial, no caso o ferro, o ânodo, sofre a corrosão.

*Pilhas ativapassiva – formada a partir da camada de apassivação do metal do metal no caso o óxido de cobre, porém quando quando há uma trinca na camada naquela área forma uma pilha de votagem 0,5 v tornando o cobre oânodo (sofre a corrosão)

*Pilha de ação local - uma chapa aparentemente homogênea imersa num eletrólito perde íons de h+ devido a impuresas na fabricação da liga da chapa. Dessa forma, ocorrendo acorrosão

b- pilhas de concentração
quando há somente um eletrodo, dessa forma não há como produzir DDP sendo assim não constrói pilha, porem ocorre devido a concentração do eletrólito diferente edeterminadas áreas do eletrodo.

* Iônicas a chapa imersa no mesmo eletrólito porem numa área há maior concentração de íons e outra de menor concentração, sendo assim a de menor concentração será oânodo

* aeração a parte mais aerada do eletrólito com outra menos aerada irá forma pilha sendo a parte menos aerada o ânodo. Sofre a corrosão.

c- pilha de temperaturas
ocorre quando umeletrólito do imerso em meio com temperatura diferente. Sendo que a parte mais aquicida tende a gerar mais oxigênio, sendo assim torna-se a parte anódica.

e- Pilha Eletrolítica. Não ocorre de formaespontânea tem que haver uma carga empregada para produzir a oxidação. Isso faz com que a corrosão seja bem mais agreciva.

FORMAS DE CORROSÃO

Conhecer as formas é muito importante para poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosao
  • Corrosão
  • Corrosão
  • Corrosao
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosão
  • Corrosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!