CORRENTES

Páginas: 8 (1833 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013
Universidade Estácio de Sá

Relatório de Física Experimental lll

Resistores















07 de Novembro de 2012

Universidade Estácio de Sá


Relatório: Laboratório de Física

Experimentos: Resistores

Submetido ao:
Prof. Jorge Antunes

Nome: José Aldenir Rodrigues de Sousa
N.º 2011 0216 1276











I – Título: Eletrodinâmica– Resistores
II – Objetivo: Verificar as interferências dos materiais na condutividade e resistividade elétrica.
III – Teoria:
Corrente elétrica
A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial, geralmente obtido através de uma bateria. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade oudificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm.
Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a uma bateria.Entre os terminais do filamento da lâmpada existe uma diferença de potencial causada pela bateria, logo, circulará uma corrente elétrica pela lâmpada e portanto ela irá brilhar.
A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm.
Unidades e conversões importantes para o estudo da eletricidade:











Resistência elétrica

Resistênciaelétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor.Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade elétrica.
Fatores que influenciam na resistividade de um material:
Aresistividade de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.
A resistividade de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor.
A resistividade de um condutor depende do material de que ele é feito.
A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.


Resistividade elétricade alguns materiais:


Resistor
Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono ou silício.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. Aessa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo oudeslizar uma alavanca.
O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um ohmímetro
Tabela de cores dos Resistores:.


Lei de OHM
George Ohm nasceu em Erlangen, Alemanha em 1789. Trabalhou em diversos experimentos envolvendo a eletricidade e, na grande maioria, desenvolvia seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • corrente
  • Correntes
  • Corrente
  • Corrente
  • Correntes
  • Correntes
  • Corrente
  • Correntes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!