correntes filosoficas

Páginas: 6 (1313 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014


Introdução


Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.
Como? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.

O que é lixo?


Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerados pela natureza em aglomerações urbanas. É definido como sujeira, imundice. Lixo, nalinguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.

Tipos de lixo


Lixo Domiciliar Urbano: É constituído pelo lixo das casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros,trapos e etc. Esse lixo normalmente é encaminhado para aterros sanitários.


Lixo Industrial: É o lixo produzido pelas indústrias que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas. Pode ser perigoso, até mesmo tóxico, e, por isso, a menos que passe por processos de tratamento específicos, não pode ter sua disposição final no mesmo local do lixo domiciliar.

LixoHospitalar: É o lixo produzido pelos hospitais e clínicas médicas e odontológicas. pelas múltiplas possibilidades que apresenta de transmitir doenças de hospitais, deve ser transportado em veículos especiais. Assim como o lixo industrial, a menos que passe por processos de tratamento específico, dve ser disposto em local apropriado ou ir para os incineradores.

Lixo Agrícola: É o esterco e ofertilizante.

Lixo Tecnológico: São as TVs, rádios, aparelhos eletrônicos em geral, pilhas e bacteriais.

Quando o Lixo Virou Problema?
Quando a população do mundo começou a crescer de forma verdadeiramente significativa o lixo passou a ser um problema real. Não é a quantidade de pessoas no mundo o problema, mas sim o aumento do uso de materiais e resíduos não orgânicos e principalmente a formacomo essas pessoas fazem o descarte desses materiais.


Quais os locais em que o lixo é depositado?
O Lixão
Os locais em que o lixo é depositado pode receber dois nomes ou classificações. A primeira delas é “lixão” um nome que todo mundo conhece pelo fato de que quase todas as cidades brasileiras contam com um espaço em que os lixos coletados são depositados. 

Problemas do LixãoBasicamente os lixões são espaços em que o lixo que é coletado nas casas das pessoas é levado e depositado sobre o terreno. Esse lixo fica a céu aberto, não existe qualquer tipo de seleção, limpeza ou processos adequados para tratar o lixo.
A área do lixão acaba sendo comprometida profundamente e como conseqüência ocasiona problemas de saúde, pois com o passar do tempo o lixo passa a liberar diversassubstâncias e odores que criam e chamam bactérias e animais que causam doenças. Podemos citar como exemplos de animais que se criam nos lixões os ratos, baratas e mosquitos dentre outros que são capazes de transmitir a dengue, leptospirose, peste bubônica entre outras enfermidades.


O Depósito de Lixo

O depósito de lixo é outra forma que as cidades encontraram para armazenar o seu lixo.Basicamente o depósito de lixo em aterros sanitários consiste em grandes terrenos em que o lixo é enterrado no solo. Essa forma de armazenar o lixo resolve a questão dos problemas que os lixões tradicionais podem causar.
Em contrapartida a isso existe a necessidade de que seja feita uma seleção cuidadosa do que será depositado no solo. As possibilidades de existir uma contaminação na terra são bastantegrandes e isso pode com certeza gerar um problema para as águas subterrâneas. Devemos lembrar que as águas subterrâneas são uma alternativa a escassez de água. 

Coleta seletiva do lixo

Ela consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós, em nossas casas. Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Correntes filosoficas
  • as correntes filosoficas
  • Correntes filosoficas
  • CORRENTES FILOSOFICAS
  • correntes filosoficas
  • Correntes Filosóficas
  • Correntes filosoficas
  • Correntes filosoficas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!