CORPOS EM QUEDA LIVRE

Páginas: 6 (1479 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
UNINGÁ – Faculdade Ingá
Departamento de Engenharia Elétrica
Curso – Engenharia Elétrica
Disciplina – Física I




CORPOS EM QUEDA LIVRE





Graduandos:
Turma: 1º Ano - Engenharia Elétrica Noturna Professor:


Maringá – PR, 2013
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O grande filósofo Aristóteles, aproximadamente 300 anos antes de Cristo, acreditava que, abandonando corpos leves epesados de uma mesma altura, seus tempos de queda não seriam iguais: os corpos mais pesados alcançariam o solo antes dos mais leves. A crença nesta afirmação perdurou durante quase dois mil anos. Isso ocorreu em virtude de nossa intuição nos fazer pensar que os corpos mais pesados realmente caem mais rapidamente, além da grande influência do pensamento aristotélico em várias áreas do conhecimento. Umestudo diferenciado do movimento de queda dos corpos utilizando técnicas experimentais só viria a ser realizado pelo físico Galileu Galilei, no século XVII.
Galileu é considerado o introdutor do método experimental na Física, acreditando que a realização de experimentos, ao controlar as partes importantes do fenômeno, ajudaria na sua explicação. Já os aristotélicos consideravam que os experimentosnão serviam para estudar a realidade. Esse método, inovador, serviu para abordar a pesquisa de um modo diferente, o que levou a conclusões bem distintas das de Aristóteles.
Galileu afirmou e demonstrou - segundo a lenda, na notável torre de Pisa - que corpos do mesmo material, mas com pesos diferentes caem com a mesma velocidade. Na verdade, ousando contrariar Aristóteles que afirmara que quantomais pesado é um corpo maior é a velocidade com que cai, diz-se que Galileu convidou os mais ilustres professores da Universidade a assistirem à sua experiência, na torre. Deixando-os cá em baixo, subiu ao último piso e aí deixou cair, simultaneamente, dois pesos, um com meio quilo e outro com cinco quilos e todos puderam verificar que ambos tocaram o solo ao mesmo tempo. No entanto, os seusconvidados preferiram continuar a defender as mesmas teorias a aceitarem o que os seus olhos viam. Depois de constatar que todos os corpos caem à mesma velocidade, Galileu preocupou-se em determinar essa velocidade, ou seja, tentou encontrar a lei matemática da queda dos corpos. O problema não era muito fácil. Galileu sabia que a velocidade aumentava à medida que o corpo caía, mas como poderiadeterminá-la exatamente? Pensou que seria mais fácil se conseguisse retardar a queda. Mas, como o fazer? Até que encontrou a solução: bastava deixar cair o objeto obliquamente sobre um plano inclinado; este irá tanto mais devagar quanto mais próximo da horizontal for o caminho.
Finalmente, em 1602, Galileu fez deslizar bolas de latão em planos inclinados com 14 metros e mediu a duração da queda com umrelógio de água. Com estas experiências, descobriu que quanto maior fosse à velocidade tanto mais tempo durava a queda, ou mais exatamente, que esta velocidade era proporcional ao tempo. Concluiu, assim, que com o dobro do tempo o corpo percorria o quádruplo do espaço.
A seguir, Galileu dedicou-se ao movimento dos projéteis. Ignorou todos os estudos anteriores sobre o assunto e colocou o problemamatematicamente. Verificou que o projétil, ao mesmo tempo em que é atirado para frente pela impulsão da pólvora, é atirado para o chão pelo peso, descrevendo, se abstrairmos a resistência do ar, uma parábola.

Galileu, por tudo isto, considerado o fundador da dinâmica, ciência que estuda o movimento dos corpos, tendo sido o primeiro a enunciar a lei da inércia, depois melhor formulada por Newton.Esta lei explica a tendência de qualquer corpo em repouso assim permanecer, bem como a de qualquer corpo em movimento, em linha reta, assim continuar com velocidade uniforme, a não ser que sobre ele atue alguma força exterior. Galileu descobriu ainda que esta lei da inércia tanto se aplica aos corpos terrestres como aos celestes.
Algum tempo depois, não muito satisfeito com a teoria de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corpos em queda livre
  • Relatório de queda livre de um corpo
  • CORPO EM QUEDA LIVRE
  • Movimento de um corpo em queda Livre
  • Experimento: Corpo em queda livre
  • Queda livre dos corpos(tubo de galileu)
  • Movimento vertical de corpos em queda livre
  • CINEMÁTICA I: Corpos em queda Livre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!