Corpo saude belrza

7605 palavras 31 páginas
Tema 1 – Esporte- Tênis

- Origem

Em meados do século XIII, havia na França um tradicional jogo denominado “Jeu de Pame”, traduzido como jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. A partir do século XIV, alguns jogadores implementaram a modalidade e passaram a utilizar uma espécie de raquete de madeira (Battoir). Mais tarde, chamado de Longue-Paume, era praticado em uma quadra retangular, dividido por uma rede; com seis jogadores de cada lado. E também de Court-Paume, jogo que exigia técnicas mais aprimoradas. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar no imperativo: Pega (expressão exclamada pelo atirador ao jogar a bola).
Neste mesmo período, do outro lado do Oceano, na Inglaterra, o Rei Henrique VIII conhecia o esporte e era praticante desta modalidade, o que ajudou a difundir o Tênis pelo mundo. Por isso, o Tênis é um tradicional esporte de origem inglesa, mas não nega o berço francês. A partir do ano de 1900, surge a Taça Davis: campeonato mundial, dividido nas regiões Americana, Europeia e Oriental. O Tênis atualmente é disputado em quadras de diferentes características: saibro, grama e concreto, como nos famosos campeonatos Australian Open, Us Open, Roland Garros e Wimbledon.
O Tênis é praticado em uma quadra retangular no formato de 23,8 m de comprimento por 8,2 m de largura, para jogos simples. Para jogos de duplas, 23,8 m por 11 m de largura. A rede que reparte a quadra possui 1,07 m de altura na extremidade. Cada tipo de quadra apresenta uma característica que define o ritmo do jogo. Os três tipos principais são: Saibro ou Terra Batida, composta por argila e terra e coberta com pó de tijolo. As bolas atiradas recebem um feito mais lento e pode-se verificar visualmente onde a mesma atingiu; o torneio disputado nesta quadra é o Roland Garros (França). Outro tipo denominado Piso Duro, de material como cimento e até mesmo asfalto, possui superfície dura e regular. A bola

Relacionados

  • TCC VERSAO CERTA aline 1
    27211 palavras | 109 páginas