Corpo cativo por Gabriel Dozzi Gutierrez

2877 palavras 12 páginas
GUTIERREZ, Gabriel Dozzi. Corpo cativo: arte e dor na obra de Nazareth
Pacheco. 2012.
Ela usava diamantes nas solas dos sapatos.
– PAUL SIMON

…porque dizemos sempre meu corpo, como se existisse um eu em algum lugar externo ao corpo que e dono desse corpo, porque não existe nenhum eu em outro lugar que não seja o próprio corpo. Quer dizer o eu é o corpo.
- Maria Rita Khel
Espelho espelho meu! Quem é mais bonito do que eu?
- fala da madrasta da Branca de Neve e de todos aqueles que passam de fronte ao espelho.

Omnis mundi creatura quasi liber et pictura nobis est in speculum; nostrae vitae, nostrae mortis, nostri status, nostrae sortis fidele signaculum1.
- Alan de Lille (seculo XII)

A sola pelo sapato, o sapato pelo pé, o pé pelo corpo. O corpo em todas suas extensões e significações inerentes ou criadas. A arte desveladora dos simulacros nas dimensões políticas, sociais, sexuais e econômicas. Na dialética entre o continente e o conteúdo, entre o corpo e o que ele porta, entre o gênero e suas representações, encontra-se um vazio que garante, para arte, um campo de olhar. O que cativa e é cativado? A resposta: tocamos ao mesmo que somos tocados pela materialidade e simbolismo presentes nas relações entre corpo e arte. Neste espaço impalpável da arte, as instâncias de olhar e ser olhado se confundem, desvelando aquilo que não vemos - perda de todos os parâmetros de certezas.

Neste interstício, a artista Nazareth Pacheco cria suas obras, objetos, joias.
Suspende como num tempo outro, o corpo, não só o feminino, historicamente dilacerado por lanças, facas, bisturis, pregos. Aqui, lançaremos nosso olhar para além do ofuscamento das joias, dando nitidez a questões que tratam

1

T.A. - Cada criatura do mundo / como um livro e imagem/ é para nós um espelho / Nossa vida/ nossa morte/ nosso presente, nossa passagem/ são fielmente significado.

sobre aquilo que as porta - o corpo. Conduziremos esse ensaio por meio da análise e reflexão sobre a obra de Nazareth Pacheco,

Relacionados