Coronelismo

Páginas: 4 (800 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013
Coronelismo
Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros).O Coronelismo é usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início noplano municipal, exercido com hipertrofia privada sobre o poder público (o Estado), e tendo como carecteres secundários o mandonismo, a fraude eleitoral e a desorganização dos serviços públicos eabrangencia de todo o sistema político do país.Era representado por lideranças que iam desde o "áspero guerreiro" Horácio de Matos a um letrado Veremundo Soares, possuindo como "linha-mestra" o controle dapopulação.Como forma de poder político, o Coronel ,que define as escolhas dos eleitores em candidatos por ele indicados.
Caracteristica do Coronelismo
1)O coronel conseguia o voto do eleitor de duasformas:
a) -Por meio da violência: Caso o eleitor o traísse, votando em outro candidato, podia perder o emprego ou ser surrado pelos capangas do coronel.
b) - Voto de Cabresto: Na República Velha,o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens materiais. Como o voto era aberto, os coronéis mandavamcapangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.

- Fraudeeleitoral: Os coronéis costumam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votarvárias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nas votações. 
2)Tipos de politica do Coronelismo :
a)- Política do café-com-leite: No começo do século XX, os estados de São Paulo e MinasGerais eram os mais ricos da nação. Enquanto o primeiro lucrava muito com a produção e exportação de café, o segundo gerava riqueza com a produção de leite e derivados. Os políticos destes estados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!