coronelismo

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013



O CORONELISMO

A corrupção e o uso de cargos públicos para conseguir privilégios são práticas presentes na História do Brasil e em diversos outros países do mundo. Um elemento fundamental para compreender o funcionamento dessa prática no período da República Velha é o Coronelismo.
O título de coronel surgiu com a Guarda Nacional, criada no período Regencial, em 1832. Era normalmenteconcedido aos grandes fazendeiros que detinham prestígio e poder político nas suas localidades. Esses homens passaram a fazer parte da Guarda Nacional, uma milícia responsável pela manutenção da ordem interna, reprimindo as revoltas sociais. Com a proclamação da República e o fim da Guarda Nacional, os coronéis mantiveram o prestígio e o respeito político conquistados, atuando como chefes políticoslocais. Cultivando a prática política da troca de favores, os cororéis mantinham sob sua ‘proteção’ uma série de afilhados em troca de obediência total. Esse mecanismo teve fundamental importância para as articulações políticas do período.
Nos períodos de eleição, os coronéis mostravam seu poder político, que era medido pelo tamanho do seu curral eleitoral, isto é, a massa de eleitorescontrolada pelo coronel, que englobava sua família, devedores, fazendeiros dependentes, empregados, apadrinhados, as cidades que viviam do comércio de sua produção agrícola, ou seja, todos aqueles que viviam sob sua influência. Os dependentes do coronel votavam em massa nos candidatos apoiados por ele: era o chamado voto de cabresto.
A eleição ‘a bico de pena’ foi também amplamente utilizada. Consistiaem incluir nas atas das eleições o nome de pessoas mortas ou mesmo inexistentes (‘eleitores fantasmas’). Como acontece ainda hoje, nos municípios onde a disputa eleitoral envolvia mais de um coronel, a eleição acabava em crimes e muita violência.
Essas práticas eram facilitadas pelo sistema eleitoral em vigor, no qual o voto era aberto. Para votar, o cidadão dirigia-se à mesa eleitoral, compostapelo presidente da Câmara e por mesários por ele indicados, que controlavam as listas de presença e votação. Ao término das eleições, os votos eram apurados pelos membros das câmaras municipais e estaduais, que registravam o resultado em atas e queimavam as cédulas. Esse sistema, que favorecia a fraude eleitoral, garantiu a perpetuação das oligarquias rurais no poder.Características do coronelismo:
Voto de Cabresto: Os coronéis negociavam os votos, se aproveitando de um sistema eleitoral frágil para manipular a escolha de seus candidatos. As regiões controladas pelos coronéis recebiam o título de curral eleitoral;
Fraude eleitoral: Para obter seus objetivos era comum o desaparecimento de urnas, a alteração de votos ou o uso do conhecido voto fantasma, que eraquando os coronéis adquiriam documentos falsificados para que as pessoas pudessem votar várias vezes, usando até nomes de pessoas já falecidas.
Política do café-com-leite: No início do século XX São Paulo e Minas eram os estados mais ricos do país. O Primeiro lucrava com o café, e o segundo tinha seu maior lucro na produção de leite e derivados. Os políticos destes dois locais faziam acordos entresi para continuarem a se manter no poder.
Política dos Governadores: O presidente da república e os governadores dos estados faziam acordos políticos baseados nas trocas de favores, para que desta forma ambos pudessem manter um governo sem nenhuma perturbação. Os governadores que apoiassem o presidente teriam em troca a facilidade na hora de conseguir a liberação de verbas federais.Conclusão

 O coronelismo surge com o fim da Guarda Nacional. Os que detinham cargos na guarda permanecem com o poder mesmo com o fim dela. Os coronéis eram mediadores entre o povo e o Estado e muitas vezes protegiam o povo das punições do Estado. Além disso realizavam favores aos seus “clientes”. Tudo isso para que seu “cliente” votasse nele, ou em quem ele quisesse nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!